Ame o trabalho que você tem!

“Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida” ,disse o filósofo chinês Confúcio.

Às vezes me questiono se é possível. Tantas pessoas em busca do trabalho perfeito, da alegria em acordar cedo para realizar ‘’algo grande’’, do sentimento de realização e satisfação. A busca por algo que talvez não exista.



Mas essa busca que vejo nas pessoas: se não tenho prazer em tudo o que faço, não me considero feliz no trabalho, então, mudo de emprego. Se o chefe novo é difícil, peço demissão. Se sou realocado de equipe, peço demissão. Se não gosto da nova atividade, peço demissão. Se não sou promovido na data esperada (e não espero muito), peço demissão. Qualquer parte do trabalho que não sai exatamente como imagino, peço demissão.

Não toleramos um momento difícil e sequer aceitamos que não acordaremos todos os dias dispostos para ir trabalhar. Posso amar o que faço, mas haverá dias em que vou sofrer para acordar as 6h. Vou perder a academia. Vou chorar por chegar às 22h em casa. Brigarei com meu chefe. Serei chamada a atenção. Discordarei da minha equipe. Terei vontade de jogar tudo para o alto. Vou me questionar. Vou rever meus objetivos. Momentos difíceis que existem até quando se ama o que faz. E está tudo bem. Não preciso pedir demissão.

Alguns têm a ilusão que outros trabalhos são mais fáceis e que poderiam ser felizes como os outros são.

Um exemplo clássico são as blogueiras das redes sociais. Quem nunca se pegou pensando que seria um trabalho fácil? Viagens, roupas, festas, entrevistas, fotos. Mas como todo trabalho, existem horários, compromissos, exigências, riscos e cansaço. Não é todo dia que as pessoas querem viajar, dormir em hotéis, ir a festas, arrumar-se, ficar longe de casa, da família. Não se iludam. Trabalhar é duro em toda profissão.


Ter prazer no trabalho não significa ser feliz o tempo todo, pois para fazer o que gostamos também temos que fazer coisas que não gostamos.

E ocorrerão contratempos no dia a dia, projetos e fases que vão nos esgotar. Entenda suas prioridades profissionais e as expectativas em relação a sua carreira para você saiba até onde as dificuldades valem a pena. Mas todo trabalho terá momento difíceis.

Não esqueça que estamos falando de amor. E até no amor existem defeitos e desafios que precisam ser aceitos e superados. Não há perfeição.

E mesmo amando seu trabalho, será um trabalho todos os dias.

______________


Direitos autorais da imagem de capa: vadymvdrobot / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.