3min. de leitura

Amigos tóxicos: como reconhecê-los

Você sabe quem são os amigos tóxicos? Como reconhecê-los? Veja neste texto uma reflexão sobre o assunto e saiba como identificá-los em sua vida!

A amizade é uma bênção nas nossas vidas. De fato, ela nos ajuda a lidar com as dificuldades e nos dá ânimo para superá-las. Como é bom ter um amigo fiel, não é mesmo? Aquele com o qual podemos contar e consultar nas horas duvidosas!



Mas, tão bons quanto necessário, os amigos verdadeiros são raros. Em uma multidão, é penoso reconhecer aquelas que podemos chamar e considerar amigos de verdade. Na maioria das vezes, há mais oportunismo que amor.

Por isso, é importante abrir os olhos e identificar aqueles camaradas que de amigos “não têm nada”. Eles são, na verdade, amigos tóxicos e podem fazer tanto ou mais mal que aquelas pessoas consideradas inimigas.

O que são os amigos tóxicos?

Não são aqueles que nos irritam com as duras verdades. Muito menos os que nos dão puxões de orelhas quando nos comportamos mal. Os amigos tóxicos são o que sempre sorriem, aqueles que, podendo nos corrigir, permanecem calados.


São pessoas que permanecem em nossas vidas apenas na dor e se alimentam do nosso sofrimento como se isso fosse para eles um troféu.

Pessoas assim não suportam nos ver felizes. É comum que se afastem, tamanho o desgosto de nos ver prosperar.

Amigo tóxico é aquele que só o procura quando precisa. É aquele que coloca defeitos em você e nas suas ideias. Isso é muito comum e a pretexto de protegê-lo, amigos assim injetam negatividade em você, fazendo com que desista dos seus sonhos.



Como identificar amigos tóxicos?

É preciso muito cuidado antes de confiar sua vida a alguém. Muitas vezes, será difícil saber que “aquela pessoa”, solícita e sorridente, é, na verdade, um disfarce.

É preciso ver nas entrelinhas para identificá-los. Uma dica infalível é observar sua reação ao lidar com o seu sucesso. Engana-se quem pensa que os maus amigos são apenas aqueles que se ausentam na dificuldade. Eles se afastam é quando você emite luz, realiza projetos e evolui.

Raramente uma pessoa que não gosta de você permanecerá ao seu lado nessas ocasiões. E, quando isso ocorrer, não lamente.

Ao contrário, agradeça por não ter mais ao seu lado alguém que não foi capaz de se alegrar com a sua alegria.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: lightwave / 123RF Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.