4min. de leitura

Amor-próprio: 6 maneiras de se amar mais

O amor-próprio é a base para toda nossa felicidade. Quando nos amamos, sentimos força, mesmo quando tudo parece desabar e a vida se torna repleta de sentido. Livramo-nos da inveja e outros sentimentos ruins, disseminando o amor pelo próximo por onde quer que a gente vá.


Mas conquistar o amor-próprio nem sempre é fácil como parece na teoria.

Os passos a seguir são uma ótima maneira para começar a nos tratar com amor e carinho, avançando cada vez mais para o amor-próprio e incondicional.

1. Não se compare

Não existe ninguém no mundo igual a você, e cada um está vivendo sua própria experiência. Cada pessoa possui suas virtudes e qualidades, e você também possui as suas. Não faz sentido ficar olhando para os lados.


2. Não se preocupe com o que os outros pensam. Viva pra você

Perdemos grande parte da nossa vida preocupados em manter as aparências. Ainda mais na época das redes sociais. Estamos constantemente preocupados em transformar nossa vida em um espetáculo para quem a vê. Queremos a aprovação das outras pessoas, buscamos aplausos. E quando isso não acontece, nós nos sentimentos frustrados e sentimos que não temos valor. Mas nunca na vida será possível agradar a todas as pessoas. No final das contas, o mais importante é o que você pensa a seu respeito. Se você acreditar e tiver convicção naquilo que você é, não importa o que as outras pessoas pensem a seu respeito.



3. Deixe o passado para trás. Perdoe-se

Ficar remoendo o passado e nossas falhas pode acabar com a nossa autoestima. O que passou, já foi. A única coisa que podemos fazer a respeito é aprender com os nossos erros e nos esforçar, todos os dias, para não cometer os mesmos erros novamente. Como está escrito no Alcorão: ‘Deus não se importa com o que você foi até agora, mas sim como você será daqui para frente’.


4. Não busque a perfeição

A perfeição não existe. Pessoas perfeccionistas demais acabam sempre infelizes, por nunca conseguirem alcançar a perfeição. Vivem em uma busca sem fim. O que existe é a possibilidade de melhorarmos cada vez mais.


5. Cuide-se

Cuidar de si mesmo, da sua aparência, do seu bem-estar e da sua felicidade são a chave fundamental para alcançar o amor-próprio. Vestir uma roupa que te faça sentir bem, arrumar um cabelo, sem precisar de um grande evento faz toda a diferença. Quando você se olha no espelho e gosta do que vê, a confiança aumenta e a autoestima dá um grande salto. Além da aparência, é importante cuidar do seu bem-estar, fazer aquilo que o faz feliz, tirar um tempo para fazer o que gosta, ler um livro, descansar, fazer um passeio, seja com os amigos ou até mesmo sozinho. O mais importante é se divertir, dar-se um tempo de presente faz toda a diferença.



6. Pare de pensar demais

Ao invés de ficar pensando a respeito de alguma situação, é melhor agir. Movimente-se, faça algo novo, algo para mudar, para melhor. Sair do pensamento, movimentar-se é sinônimo de evolução, é o passo mais importante para a mudança que deseja.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: deagreez / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.