Reflexão

Anel inteligente é capaz de ler livros em tempo real para pessoas cegas

anel leitor interna

A tecnologia tem nos auxiliado de forma grandiosa no que tange a acessibilidade, sempre de forma simples, mas muito eficaz. É exatamente o caso desse produto (ainda em fase de protótipo), desenvolvido por pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets): um anel que auxilia cegos na leitura de livros comuns (que não usem braille).



Chamado de FingerReader (algo como: dedo leitor), basta apontá-lo para um livro ou leitor de e-book, como o Kindle, que o anel scanneia todo o espaço ao redor e lê em voz alta, em tempo real e, se o usuário quiser, ele faz a tradução simultânea do conteúdo. O produto ainda vibra quando chega ao final e começo de uma linha, e possui um algoritmo capaz de detectar se o usuário se afastou da linha base do texto, ajudando a manter um movimento de scanneamento em linha reta.

Veja o FingerReader em funcionamento e se surpreenda também:


anel_leitor

anel_leitor2

anel_leitor3

anel_leitor4


anel_leitor5

anel_leitor6

Por estar em fase de protótipo, algumas coisas podem ser melhoradas, como a voz do leitor que as vezes não é muito fluída e o tamanho do anel, que pode ser diminuído para ficar mais confortável. Mas este é, sem dúvida, um avanço gigante na inclusão de deficientes visuais na leitura em massa, já que os livros em braille ainda não são tão difundidos. Simplesmente genial – é nessa aplicação do design que a gente acredita.


Fotógrafo mostra o japão de uma forma que você nunca viu antes

Artigo Anterior

Eco resort cria casas na árvore para você se hospedar nas alturas

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.