Comportamento

Anitta e Neymar: as provas de que o brasileiro ama criticar famosos no topo das carreiras

Foto: Instagram
capa site Anitta e Neymar o que faz o brasileiro sempre criticar famosos no topo das carreiras

A maioria dos artistas brasileiros que se destacam em suas profissões acabam sendo diminuídos nas redes sociais, gerando a dúvida que até virou meme: “Fã ou hater?”

Atingir um patamar elevado na carreira profissional é sempre uma das coisas mais esperadas, independentemente de profissão. Dedicar-se ao lado profissional e se empenhar em mudar de patamar no trabalho é sempre uma meta de quem deseja ser reconhecido no que faz ou de quem sonha em melhorar cada vez mais os valores que recebe todo mês.

Quando falamos de pessoas sob os holofotes da mídia, a lógica é a mesma: se destacar e chegar ao topo, como referência daquilo que faz no mundo inteiro. Enquanto em outros países vemos o público demonstrar orgulho dos famosos conterrâneos que estão se destacando, no Brasil vemos um movimento contrário, em que as personalidades que mais se destacam nutrem um número cada vez maior de haters.

São muitos os famosos odiados na internet, mas existem alguns que conseguem atrair um número de desgostosos ainda maior: Anitta e Neymar. Nas redes sociais, publicações inflamadas sobre a aparência, o look escolhido, as declarações, o desempenho em novas fases da vida e até os romances são criticados de maneira enfática. Aparentemente, quanto mais sucesso nossos artistas e profissionais alcançam, menos agradam aos olhos do brasileiro.

Anitta e a carreira internacional

Larissa de Macedo Machado, a querida Anitta, tem sido uma das artistas mais comentadas dos últimos meses, desde que optou por fazer carreira internacional. Recentemente, a cantora subiu no palco do Coachella e apresentou ao público o funk brasileiro, a ginga e o talento cariocas de quem sabe muito bem como cuidar da própria carreira. Sendo a artista brasileira com maior prestígio na gringa, ela se destacou colocando a música “Envolver” no topo dos charts de streaming.

2 Anitta e Neymar o que faz o brasileiro sempre criticar famosos no topo das carreiras

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @anitta

Assim que a música ganhou destaque na mídia, muitos haters passaram a diminuir a cantora, dizendo que fãs brasileiros tinham trapaceado na hora de dar play no hit. A verdade é que a canção foi mais ouvida fora do país do que dentro dele, e os fãs conterrâneos apenas se esforçaram no impulsionamento nos dias 24, 25 e 26 de março. Ainda assim, a música continua no top 10 mundial, mostrando que o sucesso não veio simplesmente por apoio e esforço dos fãs.

3 Anitta e Neymar o que faz o brasileiro sempre criticar famosos no topo das carreiras

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @anitta

Muitas pessoas nas redes sociais, incluindo personalidades de destaque, colocam a cantora em posição inferior, como se não tivesse alcançado o sucesso por mérito, como se apenas o seu corpo fosse o responsável por colocá-la no topo das paradas, e até como se fosse incapaz de abordar outros assuntos, como política e economia, por ser “burra”. Não importa o âmbito, colecionar haters é algo inerente ao sucesso de Anitta, assim como do jogador Neymar Jr.

Neymar e a fama negativa

Neymar Jr é um dos jogadores brasileiros de maior destaque dos últimos anos, considerado da elite esportiva há pelo menos uma década. Atualmente jogando no Paris Saint-Germain (PSG), ele é recordista brasileiro em gols na Champions League (41 em menos de 70 partidas).

4 Anitta e Neymar o que faz o brasileiro sempre criticar famosos no topo das carreiras

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @neymarjr

Uma das grandes críticas que o jogador recebe é pelo fato de não ter conquistado uma Copa do Mundo com a camiseta amarela ou pela postura que adota quando enfrenta jogos pela seleção brasileira. A fama de cair demais, de valorizar pequenas faltas e de se comportar como se os jogos pelo time do Brasil fossem menos importantes do que os gringos são frequentemente os pontos levantados pelo público brasileiro nas redes sociais.

5 Anitta e Neymar o que faz o brasileiro sempre criticar famosos no topo das carreiras

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @neymarjr

Ainda assim, quando a análise é estatística, Neymar é o segundo jogador que mais marcou gols em partidas oficiais com a camiseta da seleção brasileira, ficando atrás apenas de Pelé, que tem 95 gols, contra 67 do paulista. O jogador coleciona uma legião de fãs, assim como Anitta, mas sabe que a quantidade de pessoas que não gostam do seu desempenho ou sucesso tende a crescer sempre.

Posicionamento político

Ambos são duramente criticados pelo posicionamento político que demonstram nas redes sociais, em que Anitta é muito mais engajada e fala mais sobre o assunto do que Neymar. O jogador já publicou fotos com a bandeira do Brasil em suas redes sociais, em dias em que atos a favor de Jair Bolsonaro (PL) aconteciam no país, além de outras ocasiões em que ele adotou um discurso parecido com o dos apoiadores do atual governo.

Porém, uma recente publicação no Twitter de Felipe Neto causou curiosidade nos fãs e haters. O youtuber compartilhou um clique ao lado do jogador do PSG, dizendo que a noite tinha sido mágica e que estava muito feliz em saber que “estava errado” sobre o astro esportivo. Talvez acenando pelo centrão, internautas especulam que, ainda que tudo indicasse o favoritismo pelo atual presidente, ele nunca disse isso claramente, colocando-se numa posição de “isentão”.

6 Anitta e Neymar o que faz o brasileiro sempre criticar famosos no topo das carreiras

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @felipeneto

Anitta, em contrapartida, muito criticada pelos fãs, optou por falar abertamente sobre suas preferências políticas, e passou a tecer críticas constantes ao atual chefe de Estado e seus aliados. Em entrevista ao “À Prioli”, a cantora disse que durante as eleições de 2018 sofreu uma grande pressão do público, que achou “horrível”, mas que a levou a estudar sobre política.

Desde então, ela não vê problema algum em apontar os constantes erros do atual governo, mas recentemente preferiu bloquear o atual chefe do Executivo nas redes sociais, para evitar que ele aproveitasse do sucesso da cantora on-line para conseguir gerar buzz. A famosa explicou que a equipe de mídias do atual presidente é jovem e está em busca de engajamento nas redes sociais, ainda que ele seja negativo, porque isso aumenta as chances de seu conteúdo ser repassado mais vezes.

7 Anitta e Neymar o que faz o brasileiro sempre criticar famosos no topo das carreiras

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @anitta

Anitta ainda foi duramente criticada pela capa do álbum “Versions of Me”, gerando memes e muitas publicações nas redes sociais contrárias ao trabalho. O artista belga Maxime Quoilin foi quem assinou a direção criativa do trabalho, já tendo assumido outros com Beyoncé, Jay-Z, Rihanna e Miley Cyrus.

8 Anitta e Neymar o que faz o brasileiro sempre criticar famosos no topo das carreiras

Direitos autorais: reprodução Twitter/ @anitta

Entre os fãs de ambos os famosos, a explicação pode girar em torno da origem de cada um: Anitta é uma mulher que nasceu na favela do Rio de Janeiro, que tomou as rédeas da própria carreira e sempre usou a sensualidade como uma de suas principais ferramentas, sem se importar para a crítica amplamente machista do Brasil; Neymar é apontado pelos seguidores como um homem negro que precisa se esforçar o triplo para conseguir o mesmo reconhecimento que jogadores de futebol brancos que nem sequer possuem os mesmos índices de aproveitamento nos jogos.

0 %