AtitudePositividadeSaúde

Ansiedade – sintomas, causas e dicas para controlar

O que é ansiedade?



A ansiedade é um estado emocional e a emoção básica por trás desse estado é o medo. Normalmente as pessoas mais ansiosas são aquelas que sentem a necessidade de ter controle sobre tudo. Quando se deparam com algum evento que esse controle não está presente sentem-se ansiosas ao extremo, têm medo de não conseguir. É a incerteza.
Vale lembrar que todos nós temos ansiedade em maior ou menor grau e até certo ponto ela é positiva, pois nos motiva a agir, entretanto a partir do momento que se torna excessiva ela faz justamente ao contrário, ela te limita, não só agir, mas também a ter momentos e experiências positivas em sua vida.

Quais as principais causas da ansiedade?


Apesar da ansiedade estar relacionada com o futuro, podemos dizer que as causas estão no passado.
São aquelas situações do passado não resolvidas, principalmente as traumáticas, que mais contribuem para a ansiedade aparecer.

Quais são os principais sintomas da ansiedade?

A ansiedade possui diversos sintomas, entre eles podemos destacar alguns que são mais comuns nas pessoas:


Taquicardia (Coração acelerado e dificuldade para respirar)
Sensação contínua de que algo ruim vai acontecer.
Preocupações, tensões e medos exagerados
Falta de controle sobre pensamentos e comportamentos que se repetem independentemente da vontade.

Às vezes sensação de frio na coluna e no estômago.
Roer unhas

Dicas Para Controlar a Ansiedade

Exercício físico, pelo menos 30 minutos. O ideal é todos os dias, mas se isso não for possível ao menos 3 vezes na semana.


Praticar meditação, não precisa ser um yogi e fazer posições complexas. Procure um lugar calmo, sente-se ou deite-se de maneira confortável e permita-se por 10 a 20 minutos prestar atenção somente a sua respiração. No começo vai vir muitos pensamentos, deixe que eles passem e foque apenas na sua respiração, procurando preencher completamente seu pulmão.
Em alguns casos mais graves o uso de medicamento é aconselhável, mas nada de fazer isso por conta própria, procure um médico de sua confiança e siga as orientações do mesmo.
O remédio em si não vai te curar, pois ele atua sobre o sintoma, lembre-se que a causa está em seu passado, por isso o ideal é você procurar uma ajuda terapêutica, inclusive com a internet você pode ser atendido online, muitos profissionais estão trabalhando dessa forma. Inclusive eu, atendo boa parte dos meus clientes através do skype.
Procure ao máximo viver no seu momento presente, 4 entre 10 pessoas vivem cerca de 2h por dia com o pensamento no futuro, isso contribui ainda mais para a ansiedade.

E a dica principal para poder lhe ajudar, aja, não vai adiantar você saber dessas dicas se não colocá-las em prática, por isso se comprometa consigo mesmo (a).

Você não é os seus sentimentos

Artigo Anterior

Aviso: o ciúme pode destruir seus relacionamentos

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.