Ao encontrar uma pessoa difícil, não leve nada para o lado pessoal, ela está em guerra consigo mesma



Uma das coisas com as quais todos podemos concordar é que queremos viver em paz, com o coração tranquilo e a mente descansada, e fazemos o nosso melhor todos os dias para nos afastarmos daqueles que tornam isso mais difícil.

No entanto, não há como eliminar totalmente pessoas difíceis, negativas e tóxicas de nossas vidas, elas sempre existirão e estarão por perto. 

Essas pessoas estão em todo lugar, na família, no trabalho, no círculo social, e parecem ter como principal objetivo nos humilhar, provocar e fazer com que nos sintamos incapazes ou insatisfeitos com nós mesmos e nossas vidas. Seu comportamento, ainda que saibamos que é motivado por algo maior, pode interferir em nossa qualidade de vida.

Muitas vezes, costumamos levar as ofensas das pessoas difíceis para o lado pessoal, acreditando que tudo o que elas falam para nós foi baseado em alguma observação profunda que fizeram de nosso comportamento, mas na maioria dos casos o que elas dizem é mais um reflexo de seu próprio interior do que nós.

Uma pessoa difícil é uma pessoa que está em constante batalha consigo mesma, e acaba refletindo nas outras pessoas todas as características negativas que enxerga dentro de si mas não sabe como resolver. Não devemos nos ofender com seus comentários, porque são apenas uma maneira de elas lidarem as próprias questões e não mostra quem realmente somos.

Manter a distância pode ser a alternativa saudável

Reconhecer que uma pessoa é difícil por conta de questões pessoais não nos obriga a viver com elas. É realmente cansativo estar ao lado de alguém que está o tempo todo nos criticando, manipulando ou falando sobre nós em nossas costas. Essa falta de conforto e de segurança, pode nos afetar em todas as áreas da vida e tirar nossa paz.

Por isso, a melhor coisa que podemos fazer é definir uma distância emocional dessas pessoas, para deixarmos de absorver a sua negatividade e nos concentrar em criar outros relacionamentos, com pessoas que saberão como nos transmitir todo o amor e atenção que precisamos.

No entanto, devemos fazer o possível para não nutrirmos em nosso interior sentimentos negativos contra essas pessoas. Em primeiro lugar, porque isso apenas prejudicará nossas próprias vidas e nos impedirá de evoluir, e em segundo lugar porque elas nem sempre são assim porque querem, algumas vezes só não sabem como lutar nessa guerra que acontece em seu interior.



Em algum momento, nós mesmos ou alguém que amamos podemos passar pela mesma situação, e não deixaremos de amá-lo ou desejar o seu bem por causa disso. Apesar de preservarmos nossa própria saúde ao mantermos distância, devemos liberar toda a mágoa e empatizar com a sua situação.

Dê atenção para aquilo que realmente vale a pena

Cada um oferece aquilo que tem dentro de si, mas independentemente do que alguém faça conosco, somos nós que decidimos o que aceitamos ou não, portanto escolha com sabedoria as coisas que permite em sua vida.

Você não precisa passar a sua vida inteira desviando dos ataques das pessoas difíceis, use a sua sabedoria interna para manter a distância e valorizar o seu próprio bem-estar e felicidade. Libere as palavras e energias negativas que são enviadas em sua direção e redirecione a sua vida para um caminho mais produtivo.

Não se torne um escravo das pessoas difíceis em sua vida, você é livre para seguir seu próprio caminho.


Direitos autorais da imagem de capa: Obra de Benjamin Lacombe.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.