Pessoas inspiradoras

Aos 104 anos, senhor apresenta sua tese de doutorado. Nunca é tarde para aprender!

capaaos 104 anos senhor apresenta sua tese de doutorado Nunca é tarde para aprender

Esse engenheiro chama a atenção por sua dedicação e inteligência. Lucio foi capaz de resolver um enigma de dois séculos!



Algumas pessoas dão verdadeiro significado à frase “nunca é tarde para aprender”. Elas se destacam por sua curiosidade, inteligência e desejo de crescer, superam todas as dificuldades e nunca deixam de tentar, acreditando na própria capacidade de sucesso.

Temos muitos exemplos de pessoas assim, e hoje falaremos sobre uma delas, o colombiano Lúcio “Chiquito” Caicedo, de 104 anos que, no ano passado, alcançou uma grande conquista pessoal: a entrega de sua tese de doutorado à Universidade de Manchester, no Reino Unido.

Chiquito nasceu em Cali, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, e se mudou para a Inglaterra, em 1943. Ele se formou em Engenharia, pela Universidade de Manchester, em 1947, e começou a trabalhar no campo de hidráulica, retornando para o país natal.


Chiquito sempre desejou prosseguir com os estudos, mas o dia a dia não lhe permitiu realizar esse objetivo até recentemente.

Com o começo da pandemia, sua rotina, na cidade de Medellín, ficou muito restrita, sem muitas atividades, então ele decidiu que aproveitaria essa oportunidade para concluir sua tese de doutorado e alcançar essa conquista pessoal.

2aos 104 anos senhor apresenta sua tese de doutorado Nunca é tarde para aprender

Direitos autorais: reprodução Instagram/@luciochiquito104.

Sua tese investigou o “ponto ótimo de uso da água do rio”, cujo objetivo foi determinar a quantidade máxima de água que pode ser economicamente retirada de um rio para energia ou qualquer outra coisa.


Com ela, Lúcio pretende conseguir seu doutorado pela Universidade em que se formou, e algo que pode colocá-lo ainda mais próximo desse objetivo é que, durante sua tese, ele acabou resolvendo um enigma que existe há dois séculos.

O engenheiro decifrou uma fórmula matemática que permite calcular a vazão ótima de um rio para produzir eletricidade. Ele foi o primeiro a alcançar esse feito em 200 anos.

Chiquito ainda está aguardando resposta das autoridades universitárias sobre sua tese. Em entrevista ao portal Perfil, ele disse que não se sabe quando terá respostas e que a discussão de seu tema de tese durou 25 meses, período em que precisou escrever cerca de 170 e-mails esclarecendo seus pontos de vista.

No entanto, ele não pretende parar por aí. Enquanto aguarda respostas, o engenheiro traçou nova meta para si: revisar a gramática alemã, uma língua que aprendeu há 90 anos.


3aos 104 anos senhor apresenta sua tese de doutorado Nunca é tarde para aprender

Direitos autorais: reprodução Instagram/@luciochiquito104.

Sobre sua longevidade, ele disse que o segredo é tomar banho com água fria, comer muitas frutas, ler e estudar constantemente.

Que grande exemplo de dedicação e comprometimento. Lúcio certamente é uma inspiração para todos nós.

Que ele consiga seu título de doutor logo, pois merece!


Compartilhe sua história nas redes sociais!

Pai que fez promessa pela vida da filha pedala mais de 1.000 km para ver sua formatura: “Valeu a pena!”

Artigo Anterior

A geração de filhos “órfãos”, que são trocados pelos celulares dos pais

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.