Pessoas inspiradoras

Aos 87 anos, idoso que sonha em ser médico conclui metade do curso: “Corri atrás!”

Valdomiro já tem duas faculdades, mas a Medicina sempre foi seu sonho, e ele está se dedicando para isso!



Os sonhos verdadeiros não têm prazo de validade. É isso que um senhor de 87 anos, que vive em Goiás, está mostrando para todos nós!

Valdomiro de Sousa, que é empresário, há três anos começou a se dedicar a um grande objetivo, que o acompanha desde muito novo: a faculdade de Medicina, e recentemente comemorou a conclusão de metade do curso, que é considerado um dos mais complexos e exige muita dedicação e comprometimento.

Ao G1, Valdomiro contou que teve uma vida pobre e muito sofrida, e já trabalhou de muitas coisas, mas nunca desistiu de ser médico, e melhorou suas condições financeiras através do próprio esforço para conseguir realizar o grande sonho.


Em 2017, depois de três anos prestando vestibulares, o empresário conseguiu passar numa faculdade particular de Goiânia, e paga cerca de R$ 7,5 mil de mensalidade.

Valdomiro disse que foi muito difícil, mas que admira muito a profissão, que é um sonho de criança, então correu atrás.

Atualmente, ele não tem ido à faculdade, por estar no grupo de risco do coronavírus devido à idade e aos problemas de hipertensão e diabetes. No entanto, está acompanhando com afinco as aulas on-line, e realiza todas as provas em casa.

Direitos autorais: reprodução G1.


Ao alcançar a marca de 50% do curso concluído, em setembro, seu Valdomiro comemorou com uma sessão de fotos no tema “meio médico”, feitas por Gregore Miranda, um fotógrafo que se inspirou em sua história.

Gregore disse que Valdomiro é um exemplo para sua turma, já que os jovens costumam colocar dificuldades em tudo, e ele simplesmente “vai lá e faz”.

Essa não é a primeira experiência de faculdade de seu Valdomiro. Ele já tem duas graduações (Contabilidade e Direito), áreas nas quais trabalhou por dez e quatro anos, respectivamente.

No entanto, ele afirmou que não se sentia realizado em nenhuma das duas profissões, por isso resolveu se dedicar à Medicina, já que agora possui uma vida financeira mais confortável.


Seu Valdomiro não vê a hora de a pandemia acabar, e já está animado com a formatura, que deve acontecer quando ele tiver 90 anos. Ele diz que quer fazer uma festa de arromba de vários dias e pede que Deus lhe dê saúde para isso.

Muito legal! Seu Valdomiro dá um show de disposição e dedicação. Desejamos todo sucesso a ele e que sua história inspire os mais novos!

Compartilhe o texto com os amigos que também querem continuar os estudos, mas acham que estão “velhos demais” para isso!


Jovem defende morador de rua de agressores e vira seu melhor amigo!

Artigo Anterior

Manipulação verbal: quando a outra pessoa te fere e domina através das palavras!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.