publicidade

Aos que possuem avós, ame-os todos os dias! aos avós que partiram, saudades carinhosas

Você já se perguntou qual o segredo dos avós? O que essas pessoinhas tão cheias de cuidado têm que os pais e outros integrantes da família não possuem?

Pois eu já me perguntei, e pensei, pensei, refleti muito! Talvez não tenha a resposta, mas valeu uma grande análise.



Acredito que eles têm uma benção que emerge do coração, uma luz Divina que podemos não enxergar, mas que os aquece para que possam escaldar cada um dos seus netinhos que se aninha em seu colo e em suas vidas. Não importa o número de netos, avós dão conta e são capazes de proteger a todos. Deve ser bem por isso que na matemática usa-se o termo “avos” na fração, indicando divisão de números em partes.

Bem se sabe quem os tem: avós são a extensão dos pais. É o braço comprido dos genitores, é o mais vivido da família, os mais sabidos, inteligentes, os que resolvem tudo quando os pais não podem ou não sabem. São as típicas frases: “Vou falar com minha avó!”, “Deixa que o vovô sabe fazer isso!”

Aos pais cabe prover as necessidades, dar o estudo, ensinar o bom dia, muito obrigado, com licença; já os avós trocam energia, oferecem aos netos sua sabedoria, suas longas histórias, seu carisma por aquele serzinho que, de tão pequeno, transformou sua vida em algo muito mais nobre e grandioso.


Para os netos, nossos pais dão o melhor, a mais gostosa fatia do bolo, o mais lindo presente, os melhores beijos, a sua maior atenção. Empenham-se dia a dia e o resultado é imediato e fantástico.

Talvez seja porque têm mais tempo ou porque não têm mais tanta pressa. Querem que o “aproveitar” seja eterno e que os momentos sejam semeados minimamente.

Já não esperam tanto, não sonham tanto, apenas vivem e desejam com incrível valentia que tudo está dando certo. É o presente sendo vivido firmemente, sem lamentação do passado e sem ansiar pelo que ainda não chegou.

Também os avós amam duplamente o neto: essa abundância de afeto se dá pela sequência de amor de pais e filhos, contagiando quem está por perto.


Avós não têm limites, não tem urgência, não esmorecem nunca. Avós são super-heróis que dão jeito no apontador quebrado, na comida cheia de “verdinho”, no suco sem açúcar, na corda que faltou um nó para subir de escalada, na meia suja pela brincadeira na terra. E ainda que sua limitação física seja moderada, conseguem e fazem o impossível e dão o seu melhor!

Tornam o dia mais leve e trazem solução às dificuldades. Uma criança recheia qualquer vida de entusiasmo e esperança. Uma criança com avós torna-se esplêndida e feliz!

Aos que possuem avós…  ame-os todos os dias. Aos que já partiram… saudações carinhosas!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: pressmaster/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.