Comportamento

Após 7 sessões de quimio e cirurgia, Tiago Leifert e Daiana Garbin dizem que o quadro da filha é estável

Foto: Instagram
tiago

Com 7 meses de tratamento contra um câncer raro, Lua, filha de Tiago Leifert, permanece em estado estável!

No dia 6 de maio, nas redes sociais, o apresentador Tiago Leifert e sua mulher, Daiana Garbin, publicaram um vídeo sobre as novas atualizações do estado de saúde de Lua, a filha do casal. No final de janeiro deste ano, os dois anunciaram que a filha estava com retinoblastoma, um tipo raro de tumor nos olhos, que segundo eles, acontece nas células da retina e acabam tendo crescimento desordenado, formando tumores.

Agora, após 7 meses de tratamento contra o tumor, o casal publicou um vídeo no Instagram explicando que o estado da pequena Lua é estável no momento. Durante todo esse período, a filha deles esteve em tratamento, no qual, fez uma cirurgia e passou por algumas sessões de quimioterapia. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tratamento utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam o tumor, impedindo que se espalhe pelo corpo.

O casal, ainda no vídeo, contou que constantemente recebe várias perguntas sobre o estado de saúde da filha, mas como o tratamento é muito lento, eles queriam esperar até um momento em que pudesse dizer algo relevante. Agora, após 7 meses de luta contra o câncer, Tiago e Daiana decidiram comunicar sobre como Lua está reagindo durante todo esse tempo.

Screenshot 2 10

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

“Ainda é cedo pra gente falar de cura, mas nesse momento o quadro da Lua é considerado estável. A doença está estável. A nossa pequenininha passou por muita coisa. Foram sete sessões de quimioterapia intra-arterial, mais uma cirurgia de braquiterapia, que é uma radiação por dentro do olho (…) Ela se recupera super bem, ela é muito forte, aguenta bem”, explicou Daiana durante o vídeo.

Segundo a mulher de Tiago Leifert, todos os meses eles vão junto com Lua para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), para fazer exames específicos na menina e agradeceu o apoio que as pessoas estão dando para eles durante esse período tão difícil em sua família.

Tiago Leifert disse que o principal objetivo de compartilhar informações sobre o tratamento da filha é informar outros pais. Além disso, contou que depois que anunciaram o câncer da filha no Instagram, muitos pais descobriram precocemente que seus filhos também estavam com a doença. Por isso, eles estavam muito felizes e gratos de poder ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Screenshot 3 6

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

“O que deixou a gente muito feliz, porque era o objetivo principal: declarar guerra à doença e vencê-la. Então, quando a gente consegue que crianças vão ao médico antes do que elas iriam normalmente para olhar o olho, melhor para nós. Não sei quantas crianças, eu já perdi um pouco a conta até… Cada criança é uma vitória para nós. São mais de cinco crianças que foram diagnosticadas precocemente graças ao vídeo da Lua”, contou o apresentador.

No final, eles reforçaram para que os pais façam os exames oftalmológicos em seus bebês o quanto antes, pois houve muitos relatos de mães que diagnosticaram problema de visão ao levar o filho ao médico, que às vezes, até iam ao psicólogo para tratar os problemas de visão que ainda não sabiam. Por fim, os dois agradeceram muito o carinho e preocupação de todos os amigos, familiares e fãs, que estão ao lado deles mandando energia positiva para o tratamento da Lua.

Sobre o retinoblastoma

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o retinoblastoma é um tumor maligno originário das células da retina, a parte do olho que é responsável pela visão. Ele pode afetar um ou ambos os olhos, e geralmente ocorre antes dos 5 anos de idade.
O principal sintoma é um reflexo brilhante no olho que está doente, parecido com o brilho que os olhos que um gato apresenta quando é iluminado. Com a doença, a criança pode ficar estrábica (vesga), perder a visão, ter dor e inchaço nos olhos.

0 %