Comportamento

Após deixar Hollywood, Cameron Diaz abandonou as pressões estéticas. Não lava mais o rosto e se sente “livre”

Foto: Reprodução.
WhatsApp Image 2022 03 21 at 07.58.58 3

A atriz falou com muita sinceridade sobre os padrões de beleza impostos às mulheres em nossa sociedade. Confira algumas declarações!

Não é de hoje que se fala sobre o quanto a sociedade objetifica e pressiona as mulheres a se encaixarem em determinado padrão de beleza. A televisão, as revistas e as redes sociais parecem eleger um único tipo de mulher “ideal” e condenar ao esquecimento e à infelicidade aquelas que não conseguem atingir tal patamar.

Numa tentativa de se encaixar e ser reconhecidas como “belas” e “suficientes”, muitas mulheres acabam deixando a própria personalidade de lado e se rendendo a procedimentos estéticos, muitas vezes invasivos, que ao mesmo tempo que lhes trazem alguma satisfação temporária, fazem-nas perceber que não estão vivendo com autenticidade.

As pressões da sociedade às mulheres, ao contrário do que muitos podem pensar, não afetam apenas as mulheres “comuns”, que não têm fama ou dinheiro, mas também se mostram presentes no dia a dia de celebridades que vivem pressionadas pela mídia.

Nos últimos tempos, foram várias as famosas a se manifestar contra os padrões. Já falamos por aqui que a atriz Jamie Lee Curtis se posicionou contra as cirurgias plásticas, dizendo que esses procedimentos, bem como o uso de filtros de aplicativos, são tentativas de tornar a nossa aparência “aceitável”, mas defendo que, uma vez que “bagunçamos o rosto”, é muito difícil recuperá-lo.

No entanto, ela não foi a única. Cameron Diaz, vista como ícone de beleza durante muitos anos, também quebrou o vínculo com as pressões estéticas, e pelo jeito definitivamente.

Numa aparição recente no novo podcast da BBC de Michelle Visage, Rule Breakers, a ex-atriz deixou bem claro que mudou radicalmente a forma como enxerga o envelhecimento e os cuidados com a beleza desde que decidiu se afastar de Hollywood, em 2014, para dedicar mais tempo à sua família.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 07.58.58 1

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @camerondiaz

Perto de completar 50 anos, Diaz disse que enxerga a si mesma como uma vítima da “objetificação e exploração social” das mulheres, confessando que muitas vezes se rendeu a esses padrões.

A ex-atriz, representando o pensamento de muitas mulheres, também disse que é bastante difícil não olhar para si mesma com julgamentos em uma sociedade onde existem tantas regras de beleza. No entanto, disse que nos últimos anos a sua aparência se transformou bastante, e que ela prefere a maneira como é hoje a viver a realidade “tóxica” de ficar sentada diante do espelho por horas todos os dias, completamente obcecada por sua aparência, como era no tempo em que atuava.

As suas experiências desde que deixou a carreira de atriz a fizeram questionar por que, durante muitos anos, foi tão “malvada consigo mesma. Atualmente, depois de um longo processo de autoaceitação, Cameron disse que não se importa nem um pouco com sua aparência, dizendo que essa é a última coisa em que pensa no seu dia a dia.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 07.58.58

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @camerondiaz

Esse abandono da vaidade exagerada se manifesta até nas atitudes mais simples do dia a dia. A ex-atriz contou que, embora possua “um bilhão de produtos” cosméticos e de cuidados com a pele, não os usa, acrescentando que se sente bem em “nunca lavar o rosto”.

Totalmente despreocupada com as pressões estéticas, Cameron também acrescentou que faz uso dos produtos duas vezes por mês, e olhe lá, confiando que será o bastante. A atriz também acrescentou que não está em um momento da vida em que investe energia em sua aparência, atestando que a sua verdadeira prioridade nesta fase é “permanecer forte”.

0 %