Pessoas inspiradoras

Filha de pedreiro cursa medicina na USP e realiza sonho ao ser selecionada pra Harvard

Foto: Reprodução
Flha de pedreiro

A jovem, de origem humilde, está conquistando o mundo. Conheça a sua história!

As portas que os estudos abrem em nossas vidas são capazes de mudar as nossas realidades para sempre. A história que contamos a seguir é um exemplo disso.

Nathalia Oliveira é uma jovem de São Paulo que cresceu em uma família muito simples, na periferia da capital. Seu futuro poderia ser como o de muitos que crescem sem muitas oportunidades, mas ela se dedicou e conquistou oportunidades que a estão permitindo conhecer um lado da vida muito poderoso e bem-sucedido.

A jovem, que é filha de pedreiro e bombeiro, sempre foi incentivada a estudar pelo pai. Junto com a irmã, ela era motivada a tirar 10 em todas as matérias na escola, e embora isso possa ser cansativo em alguns momentos, também plantou na sua mente a iniciativa de estudar para criar um bom futuro para si mesma e honrar o esforço e trabalho duro de seus pais.

nathalia1

Direitos autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal

Quando tinha 13 anos, a família, que era de São Miguel Paulista, se mudou para Vargem Grande e foi aí que as conquistas de Nathalia começaram. Ela foi aprovada para cursar o Ensino Médio em uma escola técnica em Cotia, e passou a conviver com pessoas que tinham grandes planos para as suas vidas, e isso a motivou a sonhar ainda mais alto.

Nesse momento, a jovem decidiu que queria cursar Medicina. Embora a primeira vista parecesse algo difícil de acontecer, ela queria tentar. Nathalia conversou com os pais e explicou que faria em uma universidade pública, uma vez que a família não tinha condições de bancar o curso.

104966955 img 5458.jpg

Direitos autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal

Sabendo que a concorrência para realizar o sonho era muito alta, Nathalia começou a fazer provas de bolsas em cursinhos e acabou conseguindo um bom desconto nos estudos. Porém, sua rotina durante o vestibular não era nada fácil. Só no trajeto de ida, eram 2h30. Somando com o de volta, no total ela passava 5 horas por dia a caminho do cursinho.

No primeiro ano de cursinho, a jovem foi capaz de passar para a segunda fase de vários vestibulares, mas infelizmente não conseguiu nenhuma aprovação, de acordo com informações de uma matéria do Galileu.

No entanto, como uma estudante muito dedicada, Nathalia não abriu mão de correr atrás de seu objetivo e persistiu nos estudos. No segundo ano, foi aprovada em uma universidade de Recife, mas como a mudança para outro estado precisaria de um capital que nem ela e nem a família tinham, ela teve que adiar o sonho da faculdade mais uma vez.

Porém, no terceiro ano, Nathalia foi recompensada com uma oportunidade que mudou completamente a sua jornada. Dessa vez, a estudante conseguiu uma bolsa integral no cursinho e foi aprovada em diversas universidades públicas, como USP, Unicamp, Unesp, Unifesp e UFMG.

nathalia3

Direitos autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal

Nathalia acabou escolhendo a USP pelo reconhecimento e também pelas oportunidades que poderia lhe oferecer.

No entanto, suas conquistas não pararam por aí. Em 2019, aos 22 anos, Nathalia se preparou para uma outra grande chance em sua jornada: um intercâmbio na Universidade de Harvard, uma das mais famosas e prestigiadas do mundo todo.

104966957 usp.jpg

Direitos autorais: Reprodução/Divulgação USP

Nathalia Oliveira é a prova viva de que a educação realmente pode criar oportunidades de sucesso e felicidade para qualquer pessoa.

Uma jovem que saiu da periferia de São Paulo conseguir chegar em uma universidade tão importante fora do país é a prova de que o Brasil é cheio de pessoas muito capacitadas e determinadas para vencer, e que apenas precisam de mais oportunidades para mostrar o seu talento e ganhar o mundo.

103925511 harvard 4.jpg

Direitos autorais: Reprodução/Divulgação Harvard

Desejamos muito sucesso na trajetória de Nathalia, e que ela inspire muitos estudantes a acreditarem em seu potencial.

0 %