Notícias

Após morte da filha por câncer, pais congelam seu cérebro: “Acreditamos que ela voltará à vida”

Foto: Reprodução
capafacebook Apos filha morrer de cancer pais congelam seu cerebro Acreditamos que ela voltara a vida

Conheça a curiosa história da família da Tailândia!

Lidar com a morte de um filho é provavelmente uma das experiências mais dolorosas que todo pai e mãe podem enfrentar.

Confrontados com essa realidade, cada um tem uma maneira de reagir, que pode ir desde se revoltar com o mundo até aceitar que tudo faz parte de um ciclo e que os filhos estão provavelmente em um lugar melhor.

No entanto, um casal da Tailândia lidou com a perda de sua filha de 2 anos de maneira bastante inusitada. De acordo com The Sun, Nareerat Naovaratpong e o marido Sahatorn resolveram congelar o cérebro de sua filha Matheryn, que morreu em 2015, pouco antes de completar 3 anos.

A doença da Matheryn e a decisão dos pais

A menina, que era conhecida como Einz por seus entes queridos, foi diagnosticada com um câncer agressivo no cérebro aos 2 anos. A notícia devastou seu pai, que começou a procurar maneiras de salvá-la.

2 Apos filha morrer de cancer pais congelam seu cerebro Acreditamos que ela voltara a vida

Direitos autorais: Reprodução / Netflix

A melhor opção encontrada por ele foi a criônica, em que um corpo inteiro ou apenas cabeça é congelado usando nitrogênio líquido, até encontrar uma maneira de trazê-los de volta à vida no futuro e curar a doença que fez com que morressem.

Seguindo sua ideia, Sahatorn e Naovaratpong escolheram uma empresa no Arizona (EUA) para o procedimento. Einz é a pessoa mais jovem a ser preservada usando a tecnologia.

Agora a família espera que a menina um dia volte à vida, confiante no avanço das tecnologias.

Aprofundando o caso

A Netflix produziu um documentário sobre o caso chamado “Contornando a morte”. Nele, o pai e a mãe da menina falam um pouco sobre sua vida antes e depois da filha. Sahatorn e Nareerat explicaram que tiveram Einz porque Matrix, o filho mais velho, expressou um profundo desejo de ter um irmão. A chegada da menina foi uma alegria para toda a família. Sahatorn disse que a ela uniu a todos.

3 Apos filha morrer de cancer pais congelam seu cerebro Acreditamos que ela voltara a vida

Direitos autorais: Reprodução / Netflix

Eles descobriram que a menina estava com câncer em uma manhã, quando ela simplesmente não conseguiu acordar. Sua luta envolveu dez cirurgias, 12 rodadas de quimioterapia e 20 de radiação, mas não conseguiu vencer a doença.

Na empresa estadunidense, existem duas opções para a criogenia: congelar o corpo inteiro, o que custa mais de R$ 1 milhão, ou apenas a cabeça e o cérebro, o que gira em torno de R$ 400 mil. A família da Tailândia preferiu a segunda opção.

4 Apos filha morrer de cancer pais congelam seu cerebro Acreditamos que ela voltara a vida

Direitos autorais: Reprodução / Netflix

No começo, ninguém apoiava a ideia de Sahatorn, foram necessários meses até sua esposa concordar. Sabendo que não havia como a menina sobreviver, o casal começou a se planejar, quando Einz acordasse, então passaram a gravar vídeos para a menina assistir.

Por dentro do processo de congelamento

Para que o procedimento seja o mais bem-sucedido possível, os especialistas dizem que é melhor iniciar o processo de congelamento em 60 segundos após o coração parar de bater.

Aaron Drake, especialista em criônica que atendeu os tailandeses, disse que os pais deixaram a própria dor de lado para estar com a filha durante todo o processo, e que considera isso amor verdadeiro.

Nareerat contou que, ao se despedir da filha, disse a ela: “Volte e seja minha filha novamente. Mamãe te ama muito”.

Inicialmente, a prioridade da equipe era manter o sangue circulando pelo corpo, e para que isso acontecesse, especialistas aplicaram pressão no peito para bombear artificialmente o coração.

Em seguida, o corpo é embalado em gelo e congelado, antes que o sangue seja substituído por uma solução “crioprotetora”, impedindo a formação de cristais de gelo. O corpo é então congelado ainda mais.

5 Apos filha morrer de cancer pais congelam seu cerebro Acreditamos que ela voltara a vida

Direitos autorais: Reprodução / Netflix

Após o processo inicial de congelamento, Einz foi transportada para o estado do Arizona, onde seu cérebro foi removido e preservado a -196°C dentro de um tanque de nitrogênio líquido. Permanecerá lá aguardando as novas tecnologias capazes de fazê-lo voltar à vida.

Sahatorn parece confiante, ele disse que a humanidade está caminhando para a imortalidade e que o momento de sua filha chegará.

Max More, CEO da Alcor Life Extension Foundation, empresa responsável pelo congelamento da menina, disse que não sabe quando alguém poderá ser trazido de volta e acrescentou: “Os detalhes exatos do processo de renascimento são desconhecidos para nós”.

Matrix, irmão mais velho, inspirado pela história de Einz, deseja seguir carreira na ciência, na esperança de um dia encontrar uma forma de trazer a criança de volta. O menino diz que isso seria a maior conquista de sua vida.

6 Apos filha morrer de cancer pais congelam seu cerebro Acreditamos que ela voltara a vida

Direitos autorais: Reprodução / Netflix

Apesar de a família estar otimista, ainda há um longo processo científico a ser realizado. Embora os cientistas tenham feito o cérebro congelado de um coelho reviver com sucesso, ainda é necessário encontrar uma maneira de preservar a memória e a função cerebral correta.

Nareerat e Sahatorn tiveram outra filha, a quem chamaram de Einz Einz, em memória da irmã mais velha.

0 %