Pessoas inspiradoras

Aposentado de 82 anos vai fazer vestibular para medicina: “Educação é a coisa mais importante da vida!”

Idoso de 82 anos vai fazer vestibular em medicina para dar consultas de graça

O aposentado já tem duas formações e agora, aos 82 anos, quer realizar mais esse sonho de se tornar médico.



O aposentado Antônio Tonouti tem 82 anos, mas para ele, definitivamente, a idade é só um simples detalhe, algo irrelevante. O que nunca lhe faltou em suas mais de oito décadas muito bem vividas é vitalidade e animação para enfrentar os mais diversos obstáculos e, claro, correr atrás dos seus sonhos. A prova disso é que o octogenário está se aventurando para realizar e concluir uma antiga vontade: estudar medicina!

O animador senhor Antônio é formado em direito e trabalha como farmacêutico, desde 1959. Foi graças a esse contato com a área da saúde que sua vontade de se aprofundar em medicina falou mais alto no coração do aposentado.

E ele ainda fez uma promessa que é digna de admiração. Em entrevista ao G1, Antônio contou que, se conseguir se formar, dará consultas aos pacientes de graça!


Em uma país onde a educação é tão defasada quanto o nosso, atitudes como esta do aposentado e futuro médico, sem dúvida, podem ajudar a melhorar as condições de saúde de muita gente.

Mas voltando para o presente, Antônio já está se dedicando – e muito –, desde já. Como ele sabe que conseguir a proeza de entrar nessa área é difícil para qualquer pessoa, ele não para de estudar.

Esse, inclusive, não é um hábito muito difícil de ser mantido por ele. Além das duas formações, o aposentado já passou em outro vestibular (para Letras), mas não chegou a fazer a matrícula, e ainda faz aulas de pintura e de inglês.

Foi durante uma destas atividades, inclusive, que Antônio teve a ideia de prestar vestibular para medicina, depois de ver que outros de seus colegas mais jovens também iriam concorrer na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que oferece o curso.


Durante a entrevista, Antônio comentou que os estudos são uma ótima forma de manter a saúde em forma, pois “a gente desenferruja os neurônios”, ele disse.

“E a educação é a coisa mais importante da vida”, comentou o pré-vestibulando. Ele sabe que ainda tem um longo caminho a percorrer até a mais nova graduação, já que o vestibular medicina é sempre muito difícil e concorrido. Ele brinca que, caso passe e esteja vivo até o final do curso, não vai se esquecer da promessa de levar saúde gratuita a quem mais precisa!

Tomara que o Antônio consiga realizar mais este sonho. Ele é uma prova de que nunca é tarde para corrermos atrás da realização dos nossos desejos.

Você também se impressionou com a disposição do aposentado?


Responda nos comentários e não se esqueça de compartilhar esta história nas suas redes sociais.

Nossa Senhora de Guadalupe, protetora das famílias, abençoe o meu lar!

Artigo Anterior

Os 3 signos mais dependentes da opinião alheia! Será que o seu está na lista?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.