publicidade

Aprenda a cultivar emoções positivas e melhore seu cotidiano

Adotar um ponto de vista mais positivo significa desenvolver um modo mais construtivo de ver o mundo e converter dificuldades em oportunidades.



Quando sentimos emoções de forma muito intensa, ocorre um rebaixamento cognitivo. O que isso significa? Não conseguimos pensar normalmente, nossas ideias ficam embaralhadas e os pensamentos distorcidos têm efeito de queda d’água. Isso faz com que falemos e façamos coisas que não faríamos se estivéssemos mais serenos.

Sempre nos preocupamos com as emoções negativas, assim como prever e tratar as doenças e sofrimentos gerados por elas. Porém, agora, vamos falar de uma nova visão: utilizar emoções positivas, como a alegria, o amor e a satisfação, para prevenir ou resolver as adversidades geradas pelas emoções negativas.

Adotar um ponto de vista mais positivo significa desenvolver um modo mais construtivo de ver o mundo e converter dificuldades em oportunidades.

Parece óbvio, mas vale lembrar que emoções positivas representam a dimensão hedônica da felicidade. São importantes porque nos fazem sentir bem, o que aumenta o nosso bem-estar e melhora nossa qualidade de vida, ampliando nossas respostas comportamentais, substituindo as reações automáticas por modos mais flexíveis, aprendendo competências para amplificar a intensidade e a duração dessas emoções.


Os benefícios do que é positivo

Estudos indicam que as emoções positivas associadas ao otimismo contribuem para aumentar os repertórios pessoais de pensamentos e ações, além de elevar a criatividade, a flexibilidade e a resiliência.

Adotar práticas que permitam que você mantenha a sua disposição e vitalidade para lidar com as demandas do cotidiano é um caminho maravilhoso para promover emoções positivas.


Veja algumas técnicas fundamentais para gerar emoção positiva, energizar-se e manter o stress sob controle:

  • Desenvolva crenças fortalecedoras: certezas limitantes reforçam emoções negativas.
  • Encontre significados positivos: desenvolva uma relação otimista com eventos e experiências vividas.
  • Defina objetivos: objetivos claros, bem determinados e acompanhados com um plano de ação geram emoções positivas, visto que emoções positivas estão ligadas às causas e às consequências do processo de atingir propósitos.
  • Exercite o autocontrole: aprender os passos para o equilíbrio é essencial para a nossa saúde emocional.
  • Pratique algum hobby: dedique-se a uma atividade capaz de deixá-lo relaxado e descontraído, para repor as energias.
  • Cuide da sua saúde física e emocional: exercícios regulares, check-ups periódicos, alimentação saudável e visita ao psicoterapeuta não são apenas recursos apenas quando há uma disfunção, mas também para evolução. Não são luxo, são uma necessidade.

E você, que emoções está cultivando hoje? Será que tem consciência de todas as emoções que percorrem seu corpo?

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Iakovenko/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.