Dizer NÃO, é tão importante ou mais do que dizer SIM!! Dizer SIM a tudo é sinal de baixa autoestima e falta de respeito por nós próprios. Dizer sempre SIM significa fazer coisas que não queremos e ficar sobrecarregado com o trabalho dos outros.



Mais uma vez lembramos, não espere que os outros mudem, somos nós que temos que procurar a nossa felicidade, esta é a arte de ser feliz.

Porque é tão difícil dizer NÃO? O que acha?

Dizemos sempre SIM por:


– Vergonha

– Medo da falta de aprovação

– Medo de ser considerado um egoísta

– Pena dos outros


– Insegurança

– Falta de respeito por nós próprios.

Não saber dizer NÃO pode trazer-nos muita infelicidade, de que forma?

Em casa não saber dizer NÃO aos filhos estimula um mau comportamento, abusos e falta de respeito, quem não ensina aos filhos a importância do NÃO está a educar indivíduos que também não vão ser capazes de dizer NÃO, e por essa razão vão receber abusos da parte dos outros.


Nas relações de casal saber dizer NÃO quando é preciso, pode ser a diferença entre uma convivência sã ou uma convivência cheia de conflitos.

No trabalho também é imprescindível saber dizer NÃO. Quando?

Quando os nossos direitos como trabalhadores não são respeitados, patrões que pedem aos empregados para trabalhar mais horas que o contratado a custo 0, devem ouvir um NÂO! Quando dedicamos todo o nosso tempo disponível para trabalhar deixamos de fazer muitas coisas essenciais para o nosso equilíbrio emocional.

Ao contrario daquilo que alguns pensam, dizer NÃO, impõe o respeito!


Muitos acham que se dizerem NÃO, serão despedidos, pode ser que isso aconteça, mas quem é que precisa trabalhar grátis?

Quando EU respeito o meu tempo e as minhas capacidades, os outros inclusive o meu patrão também vão respeitar. Muitos têm a queixa de que o patrão dá mais atenção aos empregados que só fazem o que querem que a ele que faz sacrifícios pela empresa diariamente… É mesmo assim, que não respeita o seu tempo e a dedicação que deve à sua família, também não merece o respeito do patrão nem dos colegas…

Nas amizades o NÃO também pode facilitar a relação, porque quem é que precisa de um amigo que a tudo lhe diz sim para não o magoar?

Não são os amigos aqueles que nos devem alertar do perigo e ao mesmo tempo apoiar quando algo corre mal? Se sempre dizermos sim ao nosso amigo mesmo que isso o prejudique, realmente não somos bons amigos, pois não contribuímos para o seu crescimento emocional.


Imagine que tem uma amiga que está a ficar com muitos quilos a mais, se lhe dizer que ela está bem assim, está a prejudicá-la tanto no sentido físico como emocional. Neste caso seria melhor com tato e respeito ajudá-la a perceber como melhorar a sua saúde e o seu aspeto físico. Não tenha medo de magoar ninguém com um NÃO, pelo contrário pode ser muito positivo para a outra pessoa.

Já viu com certeza aquelas pessoas que trabalham em lojas de roupa e que o único objetivo é vender, fique como ficar aquilo que experimenta, elas dizem sempre que fica fantástico! O que prefere, alguém assim ou alguém que sinceramente lhe diga este vestido não a favorece mas vou procurar outro que lhe fique bem? O que realmente prefere? Com certeza gostaria de ter alguém que a aconselha-se sempre para o seu bem e não alguém que a tudo lhe diz SIM!

Mas existem aquelas pessoas que não sabem dizer NÃO mesmo que queiram…

Para essas pessoas aqui vão algumas sugestões de como dizer NÃO..


Comece devagar, se sempre diz SIM a tudo, provavelmente precisa de um tempo de adaptação.

Vamos ver como se pode fazer isto no nosso dia a dia

Dependendo da idade do seu filho, diga NÃO a uma das tarefas que faz sempre, por exemplo, diga-lhe – hoje NÃO posso fazer o teu pequeno almoço.

Na relação conjugal talvez possa começar por praticar o NÃO naquelas atitudes que magoam, por exemplo pode dizer – NÃO gosto que deixes a roupa suja, espalhada pelo quarto, a partir de hoje peço-te por favor que a metas no cesto da roupa suja, a partir de hoje NÃO lavo a roupa que deixares fora.


Ou talvez o marido diga à esposa, – NÃO gosto que fales dos meus problemas à tua mãe, isso deixa-me irritado. NÃO faças isso por favor!

No trabalho comece por dizer NÃO pelo menos um dia por semana, se o se patrão lhe pede que faça horas todos os dias, diga-lhe – Lamento mas hoje NÃO posso!

Nas amizades experimente responder quando a sua amiga lhe pergunta, -Achas que que este batom me fica bem? Se acha que não a favorece não diga sim só para ficar bem – Sinceramente acho que ficarias melhor com outra cor. Isso só vai ajudar a sua amiga a ter melhor aspeto fisico, a opinião dos amigos deve ser sempre sincera porque por isso são amigos.

Quando diz NÃO, não precisa justificar-se..


– Amanha vens à minha festa de anos?

– Ahhh!! Sabes é que amanhã tenho um dia horrível, tenho que ir de manhã para… à tarde tenho que…

Não precisa justificar o seu NÃO, neste caso basta com dizer…

– Gostava muito mas realmente NÃO posso! Espero que tenhas um dia fantástico!

Não diga SIM quando a sua vontade é dizer NÃO! Não complique a sua vida tentando agradar a todos, porque a nossa felicidade é construída apenas por cada um de nós. Pela sua felicidade, Aprenda a dizer NÃO!

Abrir-se para o novo

Artigo Anterior

Você não escolhe quem ama…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.