ColunistasEnergias

Aprenda agora tudo sobre a origem do reiki

origem do reiki

A origem do Reiki é japonesa, criada pelo monge budista japonês Mikao Usui em 1922.



Traduzindo separadamente, REI significa a sabedoria divina, espírito, milagroso; e KI significa energia vital, consciência, sopro de vida, gás. Assim, o Reiki é a prática de uma doutrina biológica que admite um princípio vital, distinto a um só tempo da alma e do organismo, e que faz dele dependerem as ações orgânicas.A palavra Reiki tem vários significados, mas todos eles com uma certa correlação: atmosfera misteriosa, energia vital, força vital, energia espiritual, sensação de mistério. Isso depende muito de quem traduz.


Conheça agora a origem do Reiki


O Reiki é uma técnica de cura quântica muito utilizada em institutos terapêuticos de todo o mundo, que utiliza as mãos para cura, através do universo holístico. Essa energia universal da vida utilizada no Reiki flui para todos os seres vivos, e dos seres vivos para o universo.

A origem do Reiki é cheia de simbologia, que vai desde o local onde o monge budista Mikao Usui, estudioso que revelou essa técnica, escolheu para passar por seu estado permanente de paz, o Anjin Ryumei.

O local escolhido foi o Monte Kurama, uma montanha sagrada, que fica próxima a Kyoto e é considerado o coração espiritual do Japão. Onde há vários templos sagrados que representam diversas divindades.

Mikao Ususi era um pesquisador incansável. Por muito tempo buscou técnicas para tratar as pessoas através do universo holístico. Viajou por Japão, China e Europa Ocidental em busca de informações a respeito de assuntos que viriam a ser utilizados na técnica do Reiki.


A origem do Reiki tem por base a crença na existência da energia vital universal, que pode ser manipulada e canalizada através da imposição das mãos. Além das mãos, o reikiano também faz uso de símbolos para conseguir canalizar a energia.

O Reiki é uma forma de energia viva e inteligente. Através dessa prática é possível canalizar a energia universal com o intuito de restabelecer o equilíbrio natural, espiritual, físico e emocional.


Conhecendo a base para entender a origem do Reiki


Mikao Usui buscou se aprofundar no Kiko, uma técnica chinesa em que se usa a própria energia para curar os pacientes. Mas esse método, deixa o usuário esgotado, totalmente exaurido.

E foi exatamente a insatisfação de Usui que proporcionou a origem do Reiki. Ele buscava uma forma de curar as pessoas através da energia vital, mas sem tê-la exaurida de quem a aplicasse.

Usui estudou sânscrito e pôde observar em anotações de um discípulo de Buda uma alternativa para desenvolver o que viria a se chamar Reiki. Faltava, ainda, porém, o poder da cura, pois o conhecimento já havia adquirido.



O início, a origem do Reiki

Mikao Usui foi quem deu origem à prática de cura através das mãos, em 1922, por meio de muitas pesquisas, estudos e vivência espiritual, mas há quem acredite que a origem do Reiki seja milenar.

O sistema do Reiki se desenvolveu enquanto Mikao Usui praticava Isyu Guo (um treino budista de 21 dias). As atividades geralmente são meditação, oração e cânticos, tudo em jejum.

Não se tem relatos sobre qual atividade exatamente Mikao Usui estava realizando quando iniciou a origem do Reiki. O que se alega é que Mikao Usui recebeu o dom através de uma revelação mística. Esse conhecimento e poder espiritual que ele chamou de Reiki, dizia ser recebido pelo seu corpo através do seu Chacra Coroa.


Acredita-se que em uma de suas meditações, Mikao Usui entrou em contato com um ser superior que o ensinou a utilizar a técnica que ele buscava, bem como a metodologia da imposição das mãos e os símbolos.

Nesse mesmo ano, Usui se mudou para Tóquio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai (Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui) para tratar as pessoas com o Reiki e também ensinar quem quisesse. Por outro lado, serviu também para comprovar e eficiência da técnica.

Apesar da morte de Usui em 1926 (vítima de um infarto e hemorragia cerebral), a sua clínica em Tóquio continua em funcionamento até hoje.



Os discípulos durante a origem do Reiki

De acordo com as inscrições no túmulo de Mikao Usui, ele ensinou sua metodologia para aproximadamente 2000 alunos, porém somente 17 desses vieram a ser mestres, ou seja, chegaram ao terceiro nível do ensinamento e treinamento.

Um dos alunos de Mikao Usui foi Chujiro Hayashi, um oficial da Marinha Japonesa, que iniciou Hawoyo Takata, que foi a responsável por difundir a técnica no ocidente.



Difusão

Hoje, o Reiki é utilizado nos quatro cantos do mundo, inclusive em clínicas médicas e hospitais. No Brasil, o Hospital Sarah Kubtitscheck em Brasília, faz uso recorrente da técnica desenvolvida por Mikao Usui.

Os lugares que ensinam a técnica do Reiki também estão espalhados pelo mundo.

Com eficiência comprovada, embora há muito tempo, somente em janeiro de 2017, o Brasil integrou o Reiki aos serviços oferecidos pelo SUS. Os usuários buscam, sobretudo, harmonizar e curar integralmente o corpo.



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: diego_cervo / 123RF Imagens

Não tenha medo de tomar o seu tempo para se curar e recomeçar

Artigo Anterior

Até quando é saudável insistir?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.