Aquele que se conhece e tem domínio sobre suas emoções, é uma pessoa de extrema sabedoria!

Conhece-te a ti mesmo!

O capítulo 8 do livro de Salmos [Antigo Testamento] foi escrito pelo rei Davi e trata-se de um hino de louvor a Deus, o qual honrou o ser humano, dando-lhe domínio sobre todas as coisas criadas sobre a face da terra.

O versículo 5 enaltece que o homem criado à imagem de DEUS, é coroado de honra e de glória. E seguindo a leitura de Salmos, percebemos que tudo foi criado para servir ao homem e sobre tudo temos domínio completo.

Você leitor, usufrui da glória e honra com que foi coroado? Tem, de fato, aproveitado os bens que estão a sua disposição? Você conhece a si mesmo? Conhece verdadeiramente a sua essência? Tem real domínio sobre sua mente e consegue controlar suas emoções, para que estas não o machuquem?

Conhecer-se a si mesmo é, indubitavelmente, o maior desafio de qualquer ser humano sobre a face da terra. Aquele que se conhece, aquele que tem domínio sobre suas emoções (alma), este é uma pessoa de extrema sabedoria. 

É invencível! Nada o abala… Nada o envergonha… Nada o atemoriza… E é sempre autoconfiante, sempre com elevada estima, sempre muito alegre e sempre muito grato.

Vive em paz [apesar das tribulações] e em intimidade com Deus.

Um dos pontos que mais atinge o homem e que o fragiliza  é quando ele executa uma função simples, que não exige qualquer esforço intelectual, principalmente quando este trabalho está aquém de suas qualificações.

Nem sempre conseguimos o cargo que almejamos e nem sempre a função que executamos é aquilo com o qual sonhamos, entretanto, é imperioso enfatizar que qualquer trabalho é digno de honra e é essência de glória.

Não importa se este trabalho seja dirigir uma nação ou dirigir um táxi.

João Antonio Pagliosa

______________

Direitos autorais da imagem de capa: Direitos autorais:  pzaxe / 123RF Imagens



Deixe seu comentário