Aqueles que leem vivem muitas vidas

A leitura é uma das experiências mais especiais e completas que podemos viver. Quando lemos, descobrimos novos mundos e somos livres para sentir novas emoções e construir visões de mundo que nos guiam em nossos caminhos pela vida.

Além da conexão que criamos com os personagens e ambientes, os livros também nos proporcionam a oportunidade de aprender mais sobre diferentes culturas, visões de mundo e valores novos, o que nos ajuda a entender melhor a grandeza do mundo em que vivemos.

A leitura nos traz inúmeros benefícios em todas as áreas da vida, ajuda a nos tornarmos mais inteligentes, conscientes, bem-sucedidos e felizes; além de nos proporcionar a incrível oportunidade de vivermos mais de uma vida.

“Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.” – George R. R. Martin

Abaixo mostramos algumas das muitas vantagens de ser um explorador das palavras. Inspire-se!

Através da leitura, podemos desenvolver a capacidade da empatia

Em um estudo de 2013, cientistas da Universidade de Emory compararam os cérebros de leitores e não-leitores. De acordo com as suas descobertas, aqueles que leem são mais empáticos, porque usam a própria imaginação para entender as emoções dos personagens dos livros que leem.

Ao ler, nós nos deparamos com muitas situações conflitantes, em que temos que nos colocar em seu lugar, e isso pode nos ajudar a ser mais empáticos com as pessoas do mundo real, com as quais convivemos todos os dias. Essa habilidade melhora nosso relacionamento com nós mesmos e com todas as pessoas em nossas vidas.


Ler ajuda a fortalecer a memória

Se não exercitamos constantemente nossa memória, podemos desgastá-la com o tempo. Nesse cenário, a leitura é fundamental para manter a memória sempre afiada. Outras atividades, como jogos e palavras cruzadas também são muito indicadas.

Através da leitura, podemos exercitar nossa memória lembrando de todas as lições que os livros nos ensinam, o que nos torna mais sábios e inteligentes.


A leitura pode nos ajudar a reduzir o estresse

Quando lemos, nossa mente se desliga de todos os problemas da vida real, permanece imersa na história que nos é contada. Isso contribui para que entremos em um estado de calma e relaxamento e nos proporciona um descanso de todo o drama da vida real.


A leitura reduz o risco de Alzheimer

Uma pesquisa realizada por Robert Wilson professor de ciências neurológicas da Universidade Rush de Chicago, baseada em estudos realizados em pessoas idosas, analisou as atividades mentalmente estimulantes ao longo da vida dos pesquisados e descobriu que a taxa de declínio cognitivo era reduzida em cerca de um terço nas pessoas com atividade mental frequente, em comparação com a média. No entanto, naqueles que tinham atividade cerebral pouco frequente, o declínio foi quase 50% mais rápido que a média.

“Descobrimos desde cedo que aqueles que leem mais são menos propensos a desenvolver declínio cognitivo”, diz Wilson,


Ler também ajuda nossa capacidade de escrever e falar em público

A leitura nos coloca em contato com um vocabulário muito extenso e diversificado, o que nos ajuda a melhorar nosso próprio repertório, permitindo que nos expressemos com mais fluência, persuasão e segurança, tanto através da fala quanto da escrita.

Além disso, quando lemos, também nos tornamos pessoas mais cultas, capazes de formar as próprias opiniões e debater diferentes temas com mais propriedade e informação.


A leitura nos permite viver muitas vidas em uma só

Através da leitura, podemos ser um espião em um momento, uma princesa em outro e até mesmo um rei da selva em nossa próxima aventura. Os livros nos proporcionam diferentes aventuras únicas que nos enriquecem quanto pessoas e alimentam nossos espíritos.

“Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos sob suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.” – Carlos Ruiz Zafón

Os livros são ferramentas de transformação de vidas e podem nos levar a uma realidade muito superior à que vivemos hoje. Faça da leitura uma parte de sua vida e sinta a experiência de viver diferentes vidas em uma só!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada: Pintura de Oleg Tchoubakov



Deixe seu comentário