Pessoas inspiradoras

Arquiteta cria ONG e já mudou a vida de mais de 20 mil crianças brasileiras!

6 capa Arquiteta cria ONG e ja mudou a vida de mais de 20 mil criancas brasileiras

Patrícia sempre quis criar uma instituição para ajudar crianças, e ficou surpresa quando descobriu que sua iniciativa já ajudou cerca de 20 mil.



Ajudar o próximo é algo que, infelizmente, nem todos conseguem fazer. Alguns se julgam ocupados demais, com dinheiro e tempo de menos ou arrumam qualquer outra justificativa para não precisar olhar para o lado. Acreditar que nossos problemas são superiores aos das vulneráveis é apenas uma forma de mascarar a desigualdade social existente em nosso país.

Enquanto isso, existem alguns indivíduos que fazem dos trabalhos sociais uma ocupação de vida, conseguindo administrá-los junto com outras funções, porque compreendem o impacto dessa ajuda na vida de muitas pessoas. A arquiteta Patrícia Chalaça é uma dessas pessoas. Ela sempre sonhou em criar uma instituição de ajuda a crianças.

Quando tinha cerca de 20 anos, formou-se em arquitetura, mas ainda não tinha capital inicial para construir o espaço que queria. Mesmo assim, ela não queria desistir dos seus sonhos, já que sempre se considerou criativa e determinada. Então teve uma ideia: convidar outras pessoas a participarem dessa iniciativa, o que poderia não exigir dinheiro.


Procurou outros arquitetos de diversas áreas, e todos toparam em doar seu trabalho. Foi assim que começaram a Casa de Carolina, em Recife, um abrigo para órfãos. Ali nasceu o projeto Casa da Criança, que já tem mais de 20 anos.

Ali não se movimenta dinheiro, tudo é doado e a comunidade se envolve o máximo que pode.

6 2 Arquiteta cria ONG e ja mudou a vida de mais de 20 mil criancas brasileiras

Direitos autorais: reprodução Instagram/@projetocasadacrianca.

A meta inicial era finalizar uma casa para doar; hoje em dia, eles trabalham com entrega de casas anualmente. Arquitetos de outras regiões se interessaram pelo projeto e começaram a construir a Casa da Criança em suas cidades, assim o projeto tomou outra proporção.


Patrícia foi procurada pelo Terceiro Setor, ela conta que nunca havia feito parte de nenhum movimento social, era apenas uma pessoa comum, que queria retribuir as diversas oportunidades e privilégios que teve na vida.

6 3 Arquiteta cria ONG e ja mudou a vida de mais de 20 mil criancas brasileiras

Direitos autorais: reprodução Instagram/@projetocasadacrianca.

Atualmente, a Casa da Criança é uma instituição séria, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que congrega voluntários, amigos, parceiros e está em âmbito nacional.

A arquiteta conta que, até hoje, as obras acontecem sem nenhuma captação de dinheiro, com os profissionais doando o serviço e os materiais através de patrocinadores nacionais.


6 4 Arquiteta cria ONG e ja mudou a vida de mais de 20 mil criancas brasileiras

Direitos autorais: reprodução Facebook/Casa da Criança.

Patrícia revela que, com o passar do tempo, descobriram outras centenas de formas diferentes de as pessoas ajudarem e assim criaram a Cia. dos Anjos, uma instituição que mobiliza pessoas que podem contribuir com aulas de canto, dança, todos os tipos de serviços imagináveis, desde que não precisem de dinheiro.

A arquiteta pretende ajudar mais – o que começou com 500 crianças, hoje já beneficia 20 mil. Mas ela sabe que ainda existem muitas que precisam.

Que lindo exemplo!


Compartilhe nas suas redes sociais e comente abaixo!

Cãozinho é resgatado e se aconchega no colo de policial que o salvou. Muito amor e gratidão!

Artigo Anterior

Mãe cria “contrato de limpeza” para os filhos e os multa em R$40 quando deixam a casa bagunçada

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.