Arrependimento: poderosa ferramenta que nos permite superar nossos erros!



Faça bom uso do arrependimento. Mantenha-o em mãos, sempre acompanhado de autoperdão e gentileza consigo mesmo. A cada dia você deve tirar um ou mais aprendizados.

Arrependimento é uma poderosa ferramenta, pois nos permite buscar uma maneira melhor de viver e superar nossos erros.

Veremos aqui como e por que o arrependimento é importante e como deve ser praticado.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema: 

O caminho da vida é um caminho de aprendizado. E certamente o caminho espiritual, o caminho do yoga, mais ainda.

Aprendizado significa reconhecer o erro, para amanhã ser melhor. A cada dia tentamos ser melhores que ontem. A única comparação que aceitamos é com nós mesmos, ontem.

Verdadeiro arrependimento é reconhecer o erro e buscar ser melhor. É o ato simples de ser verdadeiro consigo mesmo. Uma honestidade em reconhecer o que poderia ser melhor, mais amoroso.

Esta honestidade, este arrependimento, deve ser acompanhado de autoperdão. Perdoando-se, podemos praticar o arrependimento de forma construtiva e amorosa.

O arrependimento violento é contraprodutivo. A ciência mostra que ser duro demais consigo mesmo apenas reforça o ímpeto do erro. Veja mais sobre isso aqui: 


Ficar preso no arrependimento é doentio e doloroso. Quando ficamos presos na lamentação, seja do que for, sofremos. E ficar preso no passado, numa ação ruim que se cometeu, é receita para contínua infelicidade. Este tipo de arrependimento é danoso. O arrependimento só serve para nos levar a ser melhores hoje.


O arrependimento também serve bem para reativar sua devoção. O arrependimento de ter ignorado seu lado espiritual, o arrependimento de ter ignorado sua fonte suprema, Deus, é um bom combustível para o despertar seu amor espiritual.

Faça bom uso do arrependimento. Mantenha-o em mãos, sempre acompanhado de autoperdão e gentileza consigo mesmo. A cada dia você deve tirar um ou mais aprendizados, vendo como poderia ter agido melhor, com mais dharma, mais amor e devoção.

Arrependa-se pela falha, esforce-se para superá-la da próxima vez e perdoe-se. Este é um ciclo de crescimento, que lhe dará crescente bem-estar. 

Seu amigo,

Giridhari Das



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: halfpoint / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.