O Segredo

Artista cria belas artes temporárias utilizando areia colorida

arte de

As intervenções urbanas fazem cada vez mais parte da nossa rotina. Seja nas grandes ou pequenas cidades, apliques em placas de trânsito, redesign irônico de elementos rústicos e cartazes poéticos espalham-se na mesma velocidade que são compartilhados pelos criadores e admiradores.

Contudo, uma questão envolvendo essas ações mostra-se, também, cada vez mais presente: se a proposta da intervenção é mudar o conservadorismo de uma cena, a refação artística de um ponto não estaria inocentemente gerando, com o passar do tempo, um sentimento equivalente de paisagem?

Foi justamente devido esta neura que o artista Joe Mangrum começou a investir em arte temporária.

Desde 2006, Mangrum tomou as ruas dos Estados Unidos armado de sacos de areia colorida. Ele alastra pinturas que levam cerca de 8 horas de produção e apenas alguns minutos de exposição – dependendo do clima, é claro.

A inspiração de Mangrum é bastante óbvia: a natureza. Da mesma maneira que um pôr do sol encanta quem o prestigia, nada impede que, por uma foto ou vídeo, os ausentes possuam esse mesmo privilégio. E é o que ele faz, eternizando as criações.

joemangrum001

joemangrum006

joemangrum005

H8

H9

H10

H11

0 %