4min. de leitura

Artista cria bonecas com as mesmas características de suas donas e incentiva a celebração das diferenças

Ela decidiu criar bonecas especiais para crianças, com características físicas semelhantes, para que elas se sentissem incluídas!

Amy Jandrisevits é uma artista norte-americana que faz a diferença na vida de muitas crianças que possuem condições especiais. Todos sabemos que a indústria de brinquedos é guiada por estereótipos de aparência, e por isso, quase cem por cento das bonecas e bonecos são loiros de olhos claros, com a pele branca e corpos “perfeitos”.


As crianças que fazem parte de uma determinada “minoria” raramente se sentem representadas por esses brinquedos. Em muitos casos, isso pode afetá-las psicologicamente, criando um grande problema de autoestima que pode seguir até a vida adulta.

Para combater esse problema nas crianças que vivem por perto, Amy teve uma ideia muito legal! Ela decidiu criar bonecas especiais para cada uma dessas crianças, com características físicas semelhantes, para que se sentissem incluídas.

Foi assim que ela criou o projeto “Uma boneca como eu”, em que cria bonecas de pelúcia idênticas às suas donas.


“É minha sincera convicção que as bonecas devem se parecer com seus donos e que elas devem estar disponíveis em todas as cores, gêneros e tipos de corpo “, disse Amy em entrevista.

No seu portfólio existem bonecas de diferentes cores, acessórios, marcas de nascença e até mesmo com malformações. Todas as características escondidas pela indústria de brinquedos são evidenciadas e celebradas nas bonecas de Amy, incentivando a consciência de que não precisamos nos mudar em nada para sermos bonitos, admirados e aceitos.

Seu grande objetivo é que as crianças aprendam desde cedo que não existe uma única definição para o termo “normal”, todos somos especiais em nossa própria maneira. Seu trabalho ajuda a trazer alegria às crianças e incentiva os sentimentos de aceitação e confiança, além de amor-próprio.


Quando veem que existem bonecas assim como elas, as crianças passam a enxergar a si mesmas com outros olhos e começam a se sentir confortáveis com suas imagens no espelho.

Além de ajudar muitos pequenos, Amy também se sente profundamente realizada com esse trabalho, pois sabe que está semeando o bem e transformando a vida de muitas crianças, dando-lhes oportunidade de serem felizes como são.

“Estou grata e empolgada por continuar costurando para que as crianças possam olhar para o doce rosto de uma boneca e possam se ver refletidas nela”, diz.

Confira abaixo algumas imagens das crianças com as bonecas feitas por Amy. É emocionante!

artista cria bonecas artista cria bonecas2artista cria bonecas4artista cria bonecas5artista cria bonecas7artista cria bonecas8

Conheça mais sobre o projeto de Amy em sua página no Facebook.

Que atitude preciosa! O sorriso de uma criança é uma das coisas mais puras que existem, e qualquer um que se dedica a isso é digno de muita admiração!

Compartilhe esse lindo exemplo com seus amigos nas redes sociais!


Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: Divulgação Facebook / A Doll Like Me





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.