Pinturas 3D nas calçadas já deixaram você boquiaberto – mesmo que você só tenha visto as imagens por aí, na internet. Inspirado pelas possibilidades dos truques de perspectiva em desenhos, o artista neo-zelandês Jamie Harkins apostou na areia como tela de desenhos em três dimensões e a verdade é que o resultado é nada menos que incrível.
Se vistos da areia, os desenhos de Harkins não passam de linhas aleatórias. Contudo, o truque está em ficar no lugar certo. Por fazer uso de um efeito chamado de anamorfose, é preciso estar na distância certa para perceber o desenho como um todo e em todas as suas dimensões. Dessa forma, visitantes podem observar barcos, trampolins e até mesmo pistas de skate onde antes havia apenas areia.
As pinturas 3D em calçadas não costumam durar muitos dias e geralmente não sobrevivem à chuvas. Na praia, não é diferente. No fim do dia, a maré consome com os desenho de Jamie, porém, para a nossa sorte, ele costuma fotografá-los assim que ficam prontos. Veja algumas das fantásticas obras 3D feitas na areia: