As 2 atitudes que ajudam a aliviar os sintomas da depressão!

Conheça os dois hábitos que o ajudarão na luta contra os sintomas da depressão e trarão bem-estar para a sua vida!



Se você é uma pessoa que luta diariamente contra a depressão, sabe o quanto isso pode ser desgastante. Ao mesmo tempo em que sentimos que nossas vidas estão paradas no tempo, não conseguimos ter ânimo para fazer nada, nem mesmo as coisas mais simples, e isso, aos poucos, vai nos tornando ainda mais tristes e insatisfeitos.

No entanto, existem algumas escolhas que podemos fazer, que nos ajudam a lidar muito melhor com essa realidade e diminuir os sérios e perigosos sintomas da depressão. Nós concentraremos em duas escolhas em particular, que foram citadas em um artigo da Clínica Mayo, como muito eficientes contra a doença: exercícios e atividades físicas.

Antes de qualquer coisa, é preciso explicar que essas coisas não possuem o mesmo significado. Enquanto a atividade física é descrita como qualquer atividade que requeira energia e trabalhe os músculos, os exercícios são movimentos planejado e repetitivos, que têm como objetivo melhorar ou manter a aptidão física.


Atividades físicas podem ser tarefas domésticas, de lazer ou até mesmo de trabalho, como cuidar do jardim, lavar o carro, caminhar pela quadra. Já os exercícios físicos podem ser corridas, levantamento de peso, treinos em academias, entre outros.

Pode ser que essas não sejam as suas primeiras escolhas, quando se trata de se animar, mas devem ser levadas em consideração, porque o ajudam a viver muito melhor consigo mesmo.

Os especialistas da Clínica Mayo dizem no artigo que movimentar o corpo ajuda a prevenir e melhorar uma série de problemas de saúde, incluindo hipertensão, diabetes e artrite, além de aliviar os sintomas de depressão ou ansiedade e impedir que elas voltem ou continuem a se manifestar.

Alguns benefícios dos exercícios regulares mencionados pelo artigo foram:


  • Liberação de endorfinas, o que melhora a sensação de bem-estar.
  • Clareamento da mente e afastamento de preocupações e pensamentos negativos, que impulsionam a ansiedade.
  • Aumento da autoconfiança através de conquistas, o que nos ajuda a sentirmo-nos melhores com nós mesmos.
  • Interação social, que nos ajuda a criar novos vínculos e desperta-nos sentimentos positivos.

O artigo também explica que atividades físicas simples, como as tarefas de casa ou outras que não exigem tanto esforço, podem ajudar a melhorar o humor e contribuir para aliviar os sintomas da depressão tanto quanto os exercícios físicos.

Cada um deve encontrar o que funciona melhor para si mesmo e praticá-lo de acordo com a própria rotina.

O tempo ideal para melhorar os sintomas da depressão e ansiedade, segundo os especialistas da Clínica Mayo, é 30 minutos ou mais de exercícios por dia, entre três e cinco dias por semana. No entanto, até mesmo práticas mais rápidas, como de 10 a 15 minutos diários, também podem ajudar. O importante é persistir nessas práticas, pois os seus efeitos apenas aparecem quando elas são realizadas a longo prazo.

Esses são importantes motivos para incluir atividades e exercícios físicos em sua rotina. Invista em si mesmo e cuide-se bem, afinal você é o seu maior tesouro!

Compartilhe as dicas com seus amigos através das redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.