publicidade

As 3 coisas mais dolorosas que um narcisista pode fazer a você:

Cada vez mais o termo narcisismo é usado em nossa sociedade. Muitas vezes, é uma palavra usada para descrever pessoas egoístas e individualistas.

Porém, o que muitos não sabem ou não entendem é que narcisismo é mais do que falta de empatia, é um transtorno de personalidade e que pode tornar qualquer relacionamento tóxico.



No início, os relacionamentos com narcisistas são apaixonados e cheios de energia, você se sentirá compreendido e importante. Seu parceiro vai fazer de tudo por você e colocar o mundo aos seus pés, estará sempre em contato e cuidando-o. Porém, quando o parceiro tem certeza de que você está totalmente investido no relacionamento e nele, tudo se transforma.

Do nada você se sentirá a pessoa mais errada e egoísta do mundo, sem saber os motivos. Isso o fará se desculpar por coisas que não são sua culpa e lutar para receber os elogios que antes eram tão naturais.

Como as lembranças iniciais do relacionamento são boas, você fará de tudo para retornar àquela fase.


Narcisistas são pessoas muito tóxicas que nos causam mal de diversas formas. Abaixo estão as 3 piores coisas que eles podem fazer a você:

1. Desvalorização pós fase de idealização

A fase de idealização é a comentada no início do artigo, quando tudo está perfeito e você se encanta totalmente por seu parceiro. Quando essa fase termina, geralmente de forma abrupta, toda a realidade muda. Seu parceiro, tão gentil, do nada torna-se frio e distante. Com esse novo comportamento, vêm as críticas a seu comportamento e caráter e comparação a outras pessoas.

Não existem mais diálogos, porque seu parceiro o trata com silêncio e mostra a todo momento que está desapontado. Você, com o tempo, acaba acreditando que está errado e toma medidas para se desculpar e fazer o relacionamento voltar à fase inicial. Esse comportamento faz com que seu parceiro lhe julgue como apegado, ciumento, grudento e sufocante. Depois, voltará a tratá-lo de forma amorosa e irá intercalar as suas formas de comportamento, fazendo-o  sentir-se sem valor e culpado.


2. Gaslighting

Gaslighting é uma tática de manipulação que faz com que você perca o controle de sua própria sanidade. Sempre que você discorda de seu parceiro, ele o faz sentir-se inadequado e inapropriado. Ele o convence de que você é o problema, falando de sua estabilidade emocional e incapacidade de lidar com seus problemas sem afetar o relacionamento.


Existem algumas frases comuns na prática de gaslighting:

“Eu não sabia que você era sensível assim!”

“Eu nunca disse isso!”

“Do jeito que você fala, parece que é minha culpa!”

“Você leva tudo para o lado pessoal!”

“Não aguento mais isso!”


3. Triangulação

Triangulação é usar a comparação para fazer com que alguém se sinta inferior. O manipulador pode comparar a vítima a qualquer um, seja amigo, conhecido, parente, amante, até mesmo um estranho.

Com isso, faz a vítima se sentir humilhada e triste, e também com ciúmes.

O narcisista tem o objetivo de fazer você continuar buscando sua atenção, porque para ele é importante ter sempre pessoas competindo por sua aprovação e carinho. Você se sentirá inseguro e inadequado, temendo que ele esteja perdendo interesse em você, e tentará ser o melhor possível para convencê-lo a te amar novamente.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.