6min. de leitura

AS CINCO DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO…

 – Desenvolvimento da Habilidade Comunicativa


A comunicação é muito desejada profissionalmente. Ter essa competência de forma adequada é sinônimo de sucesso.

É fundamental, independente do cargo e do perfil, que o profissional saiba se comunicar e se relacionar bem, em qualquer contexto. Vamos ver algumas das situações em que falar bem é extremamente fundamental?

  • Apresentação em público;
  • Motivação de equipes;
  • Liderança e reuniões;
  • Contato com o cliente e vendas;
  • Entrevistas e negociações;
  • Palestras e networking;
  • Dentre outras.

As pessoas podem (devem) se comunicar bem, inclusive as mais ‘tímidas’. Costumo dizer que: a comunicação é como a música, todos podem aprender e aprimorar.


as-cinco-dimensoes-da-comunicacao-capa-e-foto-01

Claro, algumas pessoas terão maiores dificuldades que outras, mas qualquer pessoa pode desenvolver habilidades de Comunicação. E, superando limitações, saindo da zona de conforto e se dispuser a ultrapassar os obstáculos da timidez, você chegará lá!

Eu consegui.


O processo de desenvolvimento da comunicação inclui mudanças interiores. Acho até que é a Chave para o sucesso em si. Todos têm capacidades de comunicar com eficácia. Penso que somos 03 pessoas em uma:

  1. A pessoa que imaginamos que somos,
  2. A pessoa que as outras pessoas percebem que somos,
  3. E quem se é na realidade.

E também percebo 04 dimensões da Comunicação que, se encontram íntegras, na pessoa que somos realmente, com toda a nossa essência, conseguimos nos expressar bem e eficazmente nos mais diversos ambientes.


Quais são essas dimensões da Comunicação? Vejamos abaixo:

1.Espiritual

Se conotação religiosa, esta dimensão tem relação com a índole, valores e opções de vida. De como encaramos a vida: como interagimos? Doamo-nos e recebemos da vida. Como me vejo? O que trago de verdadeiro em meu Ser Íntimo? Como descubro minhas potencialidades? O Autoconhecimento é Chave para descobrir nossas riquezas interiores, as chamadas potencialidades. Essas são nossas ferramentas que trazemos para essa vida, para contribuir com ela, conosco e colocar nosso empenho em nosso propósito de vida. Há várias chaves para o autoconhecimento. Encontre aquela que mais adéqua aos seus conceitos. Exemplo: aceitar as pessoas como são. Com seus defeitos e qualidades, sem preconceitos. Sempre sugiro em palestras que realizo que façamos a relação das 50 virtudes que possuímos, ou que possamos participar de alguma associação de ajuda ao próximo, ações filantrópicas. Não é fácil nos doar ao próximo, mas dessa forma, conseguimos ver com clareza como verdadeiramente nos interagimos com a vida e conosco. Vale a pena.


2.Emocional

Tem tudo a ver com a tão famosa AUTOESTIMA e problemas/dificuldades de origem psicológica. Saber diferenciar o que você representa para você, reconhecer suas dificuldades e fazer algo para realmente melhorá-las é agir com autoestima. Porque afinal, você soube identificar algo que ‘empaca’ sua vida e resolveu fazer algo para si. Querer melhorar é algo que realmente nos coloca a frente de qualquer limitação. Aja em seu benefício.


3.Corporal

Observar movimentos das mãos, braços, dedos, face, postura, elegância, aparência e estilo, são pontos a favor para que passe credibilidade comunique-se com a sua verdade e seja bem aceito. Vale a pena investir na postura e na aparência (mesmo diante da crise…. Aliás, ainda mais diante dessa crise). Gostar de nós mesmos e do nosso corpo, responsabilizando-se por cuide bem da saúde corporal e oral, ajuda a elevar o item nº 2.


4.Vocal

Aprimorar a dicção, falar com clareza e elegância, extinguir ‘tiques’, desenvolver melhor pausas respiratórias durante o discurso, realizar exercícios vocais e de comunicação, são apenas alguns dos muitos recursos para que possamos expor com clareza todo o nosso pensamento em palavras. Investir em técnicas corporais, vocais e de comunicação é o MUSTHAVE de qualquer profissional da Voz.


5.Intelectual (cognitivo)

Aqui se enquadra o que chamamos de parte racional e da organização dos pensamentos: o planejamento da comunicação. Falar de improviso, atualizar-se para se sentir seguro e bem informado, ampliar os conhecimentos de gramática, ler jornais, revistas (mesmo que online), contribuem magnificamente bem para a ampliação do seu intelecto.

as-cinco-dimensoes-da-comunicacao-foto-02

Leia mais. Escreva mais: só faz o bem. Dessa forma assim bem rápida, mostro que a Comunicação é bem mais que palavras. Temos que saber quem somos o que sentimos o que podemos fazer por nós e pelos outros para expressarmos o que queremos com eficiência, simplicidade e de forma organizada.

Sabendo quem somos, nos organizando primeiramente, interiormente, podemos exteriorizar tudo que pensamos e somos de forma primorosa. Tente. Você irá se surpreender.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.