Reflexão

“As crises não afastam os amigos, apenas os selecionam” (Augusto Cury)

capa As crises não afastam os amigos apenas os selecionam Augusto Cury

Uma poderosa frase de reflexão, que nos faz pensar no tipo de amizades que estamos cultivando.



Todos enfrentamos períodos de crise, em que as coisas parecem seguir o oposto do que planejamos e precisamos enfrentar situações desafiadoras, que nos esgotam física e emocionalmente.

Quando estamos vivendo fases como essa, as companhias que temos são fundamentais, e é por isso que precisamos escolher muito bem os nossos amigos, priorizando sempre as pessoas que sabemos que gostam de nós de verdade e conhecem o significado de lealdade e companheirismo.

Augusto Cury, conhecido psiquiatra, professor e escritor brasileiro, tem uma frase poderosa sobre esse tema, que compartilhou em seu perfil no Instagram: “As crises não afastam os amigos, apenas os selecionam.”


2augusto Cury as crises não afastam os amigos apenas os selecionam

Direitos autorais: reprodução Instagram/@augustocury.

Como sempre, suas palavras são carregadas de sabedoria e refletem a realidade da vida e dos nossos relacionamentos.

As amizades são alguns dos vínculos mais poderosos, porque são totalmente baseadas no amor e na cumplicidade. Diferentemente das relações de família, os amigos não têm nenhum tipo de responsabilidade conosco, eles chegam a nossas vidas e permanecem simplesmente porque querem, porque nos amam e desejam agregar coisas boas à nossa caminhada.

No entanto, nem todos os vínculos podem ser chamados de amizade verdadeira, porque os amigos são aqueles que permanecem, não quem só está ao nosso lado por interesse ou tempo determinado.


Os amigos de verdade são aqueles que, durante as crises, se esforçam ainda mais para ser presentes e oferecer apoio, cuidado e amor. São aquelas pessoas que não se desanimam com os problemas, mas que os usam como motor para se tornar ainda melhores para nós e não nos deixam faltar nunca um apoio.

Amigos são aqueles que encaram as crises ao nosso lado, acreditando em nosso potencial e nos motivando a fazer sempre o nosso melhor. Eles sabem que somos muito mais fortes do que uma situação temporária, e fazem questão de nos lembrar disso.

É por causa dos amigos que conquistamos algumas de nossas maiores vitórias, e eles sempre serão uma parte fundamental de nossa caminhada, ainda que sejamos guiados por caminhos diferentes, com o passar do tempo.

Se você quer saber quem está ao seu lado de verdade, fique sempre atento aos seus momentos difíceis, eles sempre revelarão suas amizades verdadeiras.


Compartilhe esta reflexão com os seus verdadeiros amigos!

 

Depois de esperar quase 2 anos, menino com câncer conseguiu um doador. A esperança está viva!

Artigo Anterior

Menina de 6 anos doa mais de 500 sacolas de mantimentos básicos para pessoas desabrigadas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.