6min. de leitura

As lições de Confúcio para mudar totalmente a sua vida!

Confúcio foi um dos mais importantes filósofos da história chinesa e muito importante para o mundo inteiro.   

O objetivo desse grande mestre era ver um mundo livre de guerras misérias, e abundante em paz e felicidade. Suas teorias tiveram um grande impacto na sociedade de sua época e, de fato, até hoje podemos aprender e melhorar muito como pessoas a partir de seus ensinamentos.


Abaixo estão algumas das lições mais valiosas que podemos aprender com Confúcio:

Nunca deixe de seguir em frente   

Nem sempre é fácil seguirmos com consistência nossos caminhos na vida, mas Confúcio ensina que devemos continuar avançando até chegarmos ao destino que realmente desejamos para nós mesmos. Ele pregava que enquanto continuarmos persistindo, estaremos no caminho certo, e que por mais que não saibamos em que exato momento seremos bem-sucedidos, devemos ser fortes, porque, eventualmente, conseguiremos.


Tenha cuidado com suas companhias   

Você já ouviu a seguinte frase: “Você é a média das cinco pessoas com as quais passa mais tempo”? Ela é muito verdadeira e deve ser levada a sério. As pessoas com as quais nos cercamos influenciam muitas coisas em nossas vidas, desde nossas decisões até grande parte de nossos futuros. Certifique-se de ter ao seu lado pessoas que cuidam de você e desejam o seu verdadeiro bem. Um círculo social saudável e positivo é crucial para o nosso desenvolvimento.


As coisas boas não acontecem do dia para a noite 

As coisas boas levam tempo para acontecer. Por isso, precisamos cultivar a paciência e o desapego do controle, para seguirmos o fluxo e permitirmos que as coisas aconteçam da maneira como devem acontecer. A negatividade e o controle devem ficar para trás, pois só nos levarão à ansiedade, estresse e infelicidade.



“Ser enganado não é nada, a não ser que você mantenha isso em sua mente.”  

Não existe uma pessoa que nunca tenha sido enganada ou ferida. Todos nós já passamos por esses momentos desagradáveis. No entanto, para seguirmos o nosso caminho em direção à iluminação, não podemos nos permitir ser afetados por essas coisas. Pelo contrário, devemos usar essas experiências como formas de ganhar sabedoria para o presente. Não importa o que tenha lhe acontecido, siga em frente com novos objetivos e ambições.


“Quando a raiva surgir, pense nas consequências.”  

Através dessa frase, Confúcio ressalta a importância de pensarmos sobre as consequências das nossas ações, especialmente quando agimos sob o impulso da raiva. Esse é um sentimento tóxico, que pode nos levar a fazer coisas ruins, das quais nós nos arrependeremos para sempre. Quando estiver sentindo raiva, pare por um momento e analise sabiamente seu curso de ação. Se não estiver de acordo com o seu objetivo elevado de vida, pare e foque sua mente no que realmente importa.



Sempre precisaremos fazer mudanças  

Confúcio disse que, se não conseguimos alcançar nossos objetivos, não devemos mudar nossos objetivos, mas o nosso plano de ação. A vida não é linear, e por isso todos precisamos fazer mudanças em nossas vidas, não importa quão bem preparados estejamos para seguir nossos planos. Se você não mudar, especialmente no mundo de hoje, estará agindo de forma oposta ao que deseja manifestar para si mesmo.


Todas as pessoas podem nos ensinar alguma coisa 

Confúcio disse: “Se eu estiver caminhando com outros dois homens, cada um deles servirá como meu professor. Escolherei as boas qualidades de um deles e as imitarei em minha vida, e corrigirei os pontos negativos do outro em mim mesmo.” Essa frase nos ensina que, não importa quem estiver ao nosso redor, sempre poderemos aprender coisas com essas pessoas, sejam positivas ou negativas. Todos são exemplos para nós, apenas precisamos focar nossas mentes em aprender, ao invés de julgar.


Tudo ou nada 

“Onde quer que você vá, vá com todo seu coração”, ensina-nos Confúcio em relação à realização de nossos objetivos. Meio termo não é produtivo em nada em nossas vidas. A certeza é aliada do sucesso. Se não puder doar tudo de si para algo ou alguém, é melhor partir. Dúvida e incerteza apenas atrapalham o nosso progresso.


Desenvolva suas habilidades 

Para alcançarmos nossos grandes objetivos na vida, precisamos estar constantemente trabalhando em direção à evolução e desenvolvimento das habilidades que já temos e na conquista de novas sabedorias. Temos que nos melhorar constantemente para não sermos pessoas complacentes ou arrogantes. Não tente ir pelo caminho mais curto, em vez disso, permita-se estar presente em cada momento, absorvendo o que for essencial em seu caminho.

O que você achou dessas grandes lições de Confúcio? Compartilhe suas opiniões através dos comentários!  

________

Direitos autorais da imagem de capa: fotomas / 123RF Banco de Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.