publicidade

As mães deveriam tirar férias sozinhas de vez em quando, de acordo com psicólogos

A rotina das mães é completamente diferente do que as das demais pessoas.



Quando uma mulher tem um filho, ela assume uma enorme responsabilidade, que afeta diretamente a maneira como ela vive sua vida. Todo o tempo livre que antes tinha, agora é dividido entre trabalhar fora, cuidar da casa, fazer compras, cuidar dos filhos e estar presente em todos os acontecimento de suas vidas. Não é nada fácil, especialmente se não tiver alguém do lado para ajudar.

Ser mãe é uma experiência única e transformadora, mas é preciso ser administrada com muito cuidado, porque quando as mulheres vivem apenas para os filhos e esquecem de cuidar de si mesmas, podem comprometer sua saúde e qualidade de vida.

É por isso que elas precisam tirar férias sozinhas, de vez em quando, para colocar a mente no lugar e passar um tempo de qualidade em sua própria companhia.

Nos Estados Unidos existe, inclusive, um movimento incentivado por psicólogos que defende que as mães, merecem ficar um tempo sozinhas, longe dos compromissos do trabalho e do lar. Ele é chamado de momcation (junção em inglês da palavra mãe, com férias).


A psicóloga e presidente da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro, Ana Cristina Bechara Barros Froés Garcia, é uma das especialistas a favor do movimento. Em entrevista ao jornal o Globo, ela explicou que as mães não precisam se sentir culpadas por quererem ficar um tempo sozinhas. Esse é justamente o principal desafio do momcation. 

Um estudo feito pela American Sociological Review, por exemplo, descobriu que as mães passam cerca de 10 horas a mais por semana fazendo tarefas domésticas e cuidando dos filhos do que os pais. Portanto, nada mais justo do que elas se darem esse tempo de descanso, pois isso pode trazer ótimos benefícios para a sua saúde.

Outra publicação científica do Wisconsin Medical Journal, também constatou que as mulheres que tiravam férias pelo menos duas vezes por ano eram menos propensas a ficar tensas, deprimidas e estão mais felizes com o seu casamento.


Ou seja, tirar esse tempo para si mesmo também pode ser importante para toda a família, porque pode ensinar o companheiro e os filhos a fazerem as coisas por conta própria, tornando-se mais independentes. Além disso, também ensina a valorizar tudo o que a mãe faz por todos. Uma mudança na rotina muitas vezes é tudo o que uma família precisa para se reestruturar de uma maneira melhor.

Essas férias nem sempre precisam significar uma viagem cara, com gastos absurdos. Existem alternativas simples para se dedicar mais a você e curtir a sua própria companhia. Com um bom planejamento. Não é tão complicado tirar férias, mas exige comprometimento, especialmente quando se trata da parte financeira.

No entanto, as coisas não mudarão se, ao voltarem para casa, as mães tiverem que fazer tudo sozinhas

Dividir as tarefas é o certo a se fazer e contribui para que todos possam ter uma rotina tranquila, sem exaustão.

É necessário encontrar tempo para descanso na rotina. Um tempo para si não é luxo, é necessidade.

Mães, sigam a recomendação dos psicólogos, cuidem de si mesmas sem culpa. Quando estamos bem com quem somos, todas as tarefas da vida parecem ser mais simples e as coisas fluem com mais naturalidade.

Não abra mão de sua felicidade e bem-estar, a sua plenitude apenas fará as pessoas que a amam ainda mais felizes.

Você é mãe? Como faz para conciliar as tarefas diárias com o tempo pessoal?

Comente suas estratégias abaixo!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.