“as mentiras podem não alongar o nariz, mas com certeza diminuem a confiança”

4min. de leitura

Muitas pessoas constroem suas vidas baseadas em mentiras, sem terem noção do quão prejudiciais elas são e da destruição que podem causar quando descobertas.



Para muitos, as mentiras são apenas caminhos mais rápidos para alcançarem aquilo que desejam na vida. Talvez, por nunca uma mentira que contaram ter sido descoberta ou por sua criação em um meio repleto de mentiras, essas pessoas não sentem nenhuma culpa em trair os seus princípios em favor de algum objetivo.

Elas mentem para seus familiares, para os seus chefes e para os seus amigos. Estão dispostas a contar qualquer mentira que as ajude a chegar mais rápido onde querem, mas não percebem o quão arriscado é esse caminho.

É verdade que as mentiras não alongam os nossos narizes, assim como acontece na história do Pinóquio, mas fazem algo pior: destroem a confiança em nossos relacionamentos.


Uma pessoa que constantemente conta mentiras não consegue criar um vínculo verdadeiro com ninguém, porque qualquer conexão verdadeira é construída sob o pilar da honestidade e da confiança, mas um mentiroso não sabe o significado dessas duas palavras.

As pessoas que fazem das mentiras o centro de suas vidas possuem vínculos temporários, que duram até o momento em que a outra pessoa descobre a verdade sobre seu caráter.

Elas podem conquistar o dinheiro e os bens que desejam, mas dificilmente saberão o que é ter o apoio da família, de um amigo para todas as horas ou chegar em casa e ser recebido pelo seu maior companheiro na vida.

As pessoas que fazem da enganação uma prioridade nunca poderão experimentar as coisas mais valiosas da vida, porque elas são reservadas para os honestos e puros de coração.


Se você já conheceu alguém que mentia a todo momento sobre tudo, sabe muito bem disso. Essas pessoas podem até conquistar coisas boas e valiosas, mas a sua felicidade nunca dura muito tempo.

Elas perdem o amor, o dinheiro e o prestígio, com a mesma rapidez com que encontraram, porque é preciso ser autêntico para manter tudo aquilo que lhe foi concedido pela vida.

Os mentirosos nunca conseguem viver uma vida realmente satisfatória, porque quando menos esperam são surpreendidos com as consequências de seus atos e precisam reconstruir toda a sua história. Suas vidas são uma eterna reconstrução, mas uma reconstrução negativa, motivada pelo karma.

Apesar da mentira parecer a melhor opção em alguma situação, nunca permita que ela tome o controle de sua vida.

Coloque sempre a honestidade em primeiro lugar e conquistará relacionamentos verdadeiros e uma vida digna e verdadeiramente feliz.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: puhhha/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 24/07/2019 às 19:29






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.