4min. de leitura

“As noites mais escuras produzem as estrelas mais brilhantes”

Velhos pensamentos continuam velhos, mesmo no ano novo. Em noites escuras admire as estrelas.  – “As noites mais escuras produzem as estrelas mais brilhantes.”  (Autor desconhecido)

Semana passa me aventurei a escrever um texto de ano novo, a ideia era felicitar todos os meus leitores no ano vindouro. Usei algumas linhas para trazer um pouco de otimismo, mesmo diante do findar de um ano difícil.


Recebi inúmeros comentários, ora reforçando o que foi escrito, ora trazendo novos pontos de vista, com significativas contribuições. Neste sentido as linhas que seguem de certa forma complementam as palavras da semana anterior.

Não sou pessimista, nem gostaria de frear o otimismo de ninguém. Também não quero ser uma voz destoante do grande coro que se levanta sempre no alvorecer deste ano.

Parece que existe um encantamento coletivo na passagem do ano, parece que por passe de mágica o primeiro minuto do ano novo tem o poder de mudar tudo, de apagar as dificuldades do ano passado e estabelecer uma nova era, totalmente diferente, que não guarda ligação alguma com o passado.


Claro que fechar um ciclo faz toda diferença. Entendo que a passagem de um ano renova as esperanças e traz consigo muitas expectativas capazes de mudar o ânimo, melhorar o humor e apaziguar as derrotas sofridas.

Eu desejo, do fundo do meu coração, que o seu ano novo seja realmente novo. Que todos os seus desejos, possíveis se realizem neste novo ciclo. Mas tenho o dever de lembrar meus leitores que o “velho”, em tempos novos, não deixa de ser velho.

Se o ciclo anterior foi difícil, com noites escuras, aprenda a admirar a beleza das estrelas, pois elas brilham muito mais na escuridão. Entendam que a escuridão do ciclo anterior não foi capaz de apagar o brilho das estrelas, assim como as dificuldades passadas não podem arrefecer o seu ânimo, a sua esperança e a sua vontade de vencer.


Noites escuras produzem estrelas iluminadas, coloridas, vivas e vibrantes, assim como dias difíceis produzem resiliência, resistência, garra e vontade.

Não procure atalhos, não acredite que a virada do ano muda tudo. Aprenda a vencer as dificuldades impostas pelo caminho, mude você, mude o seu caminho, a sua história e a sua maneira de ver o mundo. Não seja o mesmo “velho” do ano passado, não carregue os mesmos pesos, as mesmas decepções e os mesmos pensamentos.

Acredite, atitudes velhas não servirão para o ciclo novo. Tenha coragem de mudar, faça com que este ciclo seja realmente diferente. Andem no caminho da luz! Não giramos em torno do sol, mas em torno da luz.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / grandfailure





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.