As pessoas humildes são mais felizes em seus relacionamentos, segundo a ciência. Entenda!

Segundo os cientistas, as pessoas humildes, além de terem ótimos relacionamentos, também cuidam melhor de sua saúde mental e vivem sem rancores. Você é uma delas?



A humildade é, sem dúvidas, uma das qualidades mais especiais de uma pessoa. Em um mundo onde precisamos conviver com o egoísmo, ter pessoas humildes por perto é um grande presente e nos ajuda a ter esperança em que ainda podemos ter ao nosso lado companhias leais e saudáveis, que nos apoiarão e nunca invejarão nossas conquistas.

As pessoas humildes não julgam, não ofendem nem comparam suas vidas com as nossas, tentando mostrar que são superiores. Elas sabem reconhecer que cada um de nós possui o seu valor e as próprias conquistas, e que é muito melhor celebrar o sucesso dos outros e apoiá-los em suas dificuldades do que tentar sabotá-los e continuar preso a uma vida sem nenhuma conquista positiva.

Nos últimos tempos, os cientistas têm se concentrado mais nessa importante característica do comportamento humano e em seus benefícios, e muitos deles podem ser surpreendentes. 

Em um artigo publicado na revista científica Current Directions in Psychological Science, uma equipe de pesquisadores revisou estudos da humildade, que foi descrita por eles como uma capacidade de reconhecer com precisão as limitações e habilidades de alguém e uma postura concentrada mais no coletivo do que no individual.


Daryl Van Tongeren, psicólogo da Hope College em Michigan e principal autor do novo artigo, disse que, com o aumento das pesquisas sobre a humildade, era necessário atualizar as pesquisas anteriores, além de responder a algumas perguntas em aberto para orientar mais pesquisas sobre o tema.

Nesse artigo, Dr. Van Tongeren e sua equipe listaram algumas razões pelas quais a humildade, em nível intelectual ou não, é uma característica tão importante da personalidade humana. Entre os principais motivos, eles explicaram que as pessoas com comportamento humilde:

  • podem sustentar melhor um relacionamento romântico;
  • são mais habilidosas na hora de cultivar sua saúde mental;
  • são capazes de não se prender a rancores e de perdoar a si mesmas.

O psicólogo também comentou que ainda existem questões em aberto sobre a humildade, como a hipótese de que ela possa ser ensinada de alguma forma ou talvez integrada à psicoterapia.

Ela ainda acrescentou que uma das questões mais intrigantes sobre a humildade é que as pessoas mais abertas e dispostas a adotá-la podem ser as que menos precisam dela, e as que se beneficiaram de uma atitude humilde podem ser as mais resistentes a essa adoção.


Esse estudo trouxe descobertas interessantes sobre as pessoas humildes e mostrou que elas possuem muitas qualidades que podem contribuir para uma vida feliz e bem-sucedida.

Você é uma dessas pessoas?

Comente abaixo como a humildade faz a diferença em sua vida e compartilhe este artigo com os amigos!

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.