3min. de leitura

As pessoas mais difíceis de encontrar são as mais fáceis com quem conviver

Você não encontra uma em cada esquina, elas são raras, valiosas, especiais e… chatas, irritantes, complicadas, ciumentas e inseguras, entre outros defeitos.


Pessoas são assim. Existem as mais difíceis e as mais fáceis. As mais fáceis de se encontrar são em geral as mais difíceis com quem conviver. Estão aos montes por aí, disponíveis para aporrinhar o primeiro que aparecer. Você tropeça numa árvore e uma dúzia delas desaba sobre a sua cabeça. Estão em todo canto. São chatas, irritantes, complicadas, ciumentas e inseguras, entre outros defeitos.

Já as mais difíceis de achar são aquelas com as quais a gente convive em total harmonia e com maior facilidade. Você não encontra uma em cada esquina, elas são raras, valiosas, especiais e… chatas, irritantes, complicadas, ciumentas e inseguras, entre outros defeitos.

Verdade é que todos somos ora fáceis, ora difíceis, depende do ambiente em que estamos inseridos e das pessoas que ali estão.

Uns vão achar você a figura mais agradável do mundo; outros vão apostar que você é o ser humano mais intragável da face da Terra. Acontece.


Cada um é o que é. Cabe a nós mantermos a dignidade de poder escolher as pessoas com quem queremos estar, aquelas que têm, no mínimo, valores parecidos com os nossos.

Difíceis e fáceis de conviver seremos todos, uma hora ou outra. Se a nossa convivência se tornou sofrida por qualquer motivo, talvez o problema não sejamos nós, mas justamente o duro exercício de convivermos um com o outro. Se somos incompatíveis, tudo o que merecemos um do outro é respeito e distância.

Reconheçamos. É raro encontrar pessoas com quem a nossa convivência seja fácil o tempo inteiro, uma hora a gente se estranha. É assim que é. Mas com jeito, com afeto, com responsabilidade e com amor a gente se arruma e segue em frente. Faz parte do ofício de dividir o mesmo tempo e o mesmo espaço com outras pessoas.


Compreender e aceitar essa peculiaridade humana é que é dureza. Perto disso, conviver com gente difícil é mole.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.