4min. de leitura

As pessoas que cuidam também merecem ser cuidadas e respeitadas

Algumas pessoas dedicam suas vidas a cuidarem daqueles ao seu redor. Elas sentem alegria ao doarem sua atenção ao outro, oferecendo a todo momento sua ajuda e apoio no que for preciso.


Essas pessoas podem ser nossas mães, pais, avós, amigos e até mesmo colegas de trabalho. Elas têm muita dificuldade em dizer não e sempre encontram um espaço em sua agenda para atenderem a todos os nossos pedidos.

Temos essas pessoas como grandes companheiras, mas nem sempre sabemos tratá-las da maneira que merecem. Em muitos casos, nós nos acostumamos com a sua prontidão e nos esquecemos de que elas também precisam de nossa atenção, cuidado e amor. Acreditamos que elas têm obrigação de nos servir no momento que quisermos e nos esquecemos de que têm as próprias vidas para cuidar e sonhos para buscar.

As pessoas que cuidam também merecem cuidado, amor e respeito. Assim como nós, elas também têm dias ruins, momentos em que querem estar sozinhas. Precisamos aprender a respeitá-las. Por melhor que um coração seja, não deve ser abusado.


Alguém que apenas doa e doa, sem receber nada de volta, em algum momento se cansa, perde a força e deixa o seu brilho interno se apagar.

Nós não podemos ser a causa da tristeza de alguém que sempre fez de tudo por nós. Precisamos aprender a enxergar as outras pessoas como seres humanos, não como máquinas de fazer favores.

Todo mundo tem o direito de estar cansado, querer ficar sozinho e ser respeitado por isso. Precisamos deixar de lado por um momento todos os nossos desejos e demandas e perguntar para o outro o que ele precisa, em que podemos ajudar.

Todos nós precisamos ter alguém com quem contar nos momentos difíceis. Todos nós precisamos de uma mão amiga ou de um abraço de conforto. Todos nós precisamos de um apoio, até mesmo aqueles que estão acostumados a ser a rocha das pessoas ao seu redor.


Não podemos ser egoístas em nossos relacionamentos. Precisamos aprender a equilibrar aquilo que pedimos com o que oferecemos, só assim poderemos construir vínculos realmente saudáveis, baseados na reciprocidade, empatia e respeito.

Entenda que a sua mãe também precisa de carinho, seu parceiro também precisa de amor e seus filhos também precisam de atenção.

Não deixe de contar com as pessoas em que confia, mas saiba que você também precisa fazer a sua parte.

Amar e cuidar de quem cuida de você é criar relacionamentos verdadeiros e saudáveis.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Katarzyna Białasiewicz/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.