4min. de leitura

As quatro fases do desenvolvimento para um grande líder

Sempre precisaremos nos desenvolver. Entender o processo de desenvolvimento utilizado por grandes líderes é essencial para o seu sucesso. Afinal, cada vez mais cedo temos a oportunidade de nos apropriar em papéis de liderança, nem sempre com o preparo mais acertado.


Qualquer processo de aprendizado e desenvolvimento será composto por fases do início até a excelência. Porém, o principal papel dos líderes consiste em criar novos líderes, e por isso, queremos dividir como fazemos, constantemente, com todos os colaboradores da estrutura em que atuamos. O processo é simples e funcional, e muitos apenas percebem quando contamos o que foi feito.

Fase 1 – Discípulo observa

Começamos com a base de qualquer treinamento prático. Fazemos, na função de líder, e nosso colaborador apenas observa. Essa fase é de extrema importância, pois usamos para validar que nossos pensamentos e discursos são refletidos nas ações que praticamos. Também, é um excelente aprimoramento, para que tenhamos certeza de que nossa posição de líder não está sedimentada em “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.


Fase 2 – Trabalho em equipe

Parte essencial de qualquer treinamento é fazermos juntos. Enquanto estiver apenas na fase de observação, você não reconhecerá as dificuldades. Ao colocarmos a mão na massa, juntos, geramos a possibilidade de você realmente agir com supervisão. Você adquire habilidade com treino e repetição. A supervisão e o trabalho em conjunto são a forma mais segura para que não  entremos na fase negativa do processo de aprendizado e com isso criemos barreiras limitantes.



Fase 3 – Mestre observa

Vamos treinar a humildade e o aprendizado contínuo. Nesta fase, você está fazendo sozinho e melhorando a forma de fazer, porém precisamos manter o pé no chão. A observação de quem o treinou tem por missão realizar pequenos ajustes e manter o pé no chão até que você comece a fase 4.


Fase 4 – O novo mestre

Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece. No momento adequado, você estará com excelência nas suas conquistas, e, nesta hora,  encontrará alguém que precisa ser treinado. Vamos completar o ciclo do aprendizado? A vez de fazer é a sua, mas com a observação de um novo discípulo. Aqui você faz como líder, e alguém observa como como seu aprendiz.

Quem é o melhor líder que você pode ter?

Um líder possui virtudes, reconhece a si e aos demais. Além de suas fortalezas, um verdadeiro líder reconhece seus pontos de fraqueza, e, sabiamente, decide se irá investir para melhorá-las ou se associará com quem é líder nestas fraquezas. Situações diferentes podem possuir necessidades de lideranças distintas, e, consequentemente, habilidades e conhecimentos diversificados. Se alguém lhe oferecer, como uma receita de bolo, os 10 passos para ser um líder, como alguém que considera que é fazer e dar certo…nosso conselho é: “saia correndo”.


Você poderá buscar, constantemente, por novos líderes, e isso é bom que faça para ter novas referências. Mas, peço simplesmente que reflita!

Considere que para ajudar alguém, que para inspirar alguém, para ensinar alguém, você precisa estar apenas um passo à frente. Não perca as oportunidades de pôr em prática, pois o que enviamos ao universo é, justamente, o que recebemos em nosso caminho.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.