As refeições e a boa digestão

A música agradável ao ouvido estimula as glândulas salivares e ambas trabalham para realizar uma boa digestão. Por isso, nas culturas antigas os músicos da corte tocavam belas melodias enquanto a nobreza fazia suas refeições.

O Dr. Podolsky, fala a respeito em seu livro “The doctor prescribes music”:

Emoções desagradáveis acarretam certas modificações que dão origem à angústia. Quando o estômago está indisposto, o piloro (uma estrutura muscular na base do estômago) se fecha. O conteúdo é devolvido ao estômago, o órgão permanece repleto, e ocorrem sensações de peso, de distensão e de acidez. Se emoções desagradáveis continuam a atormentar o estômago, as coisas pioram.

A pessoa pode ficar indisposta e apresenta sonolência, falta de eficiência mental, e uma tendência à abstração e a sonhar acordada. Seu humor se altera e começa a ficar desagradável. Pode ficar bem irritada.

A música é o melhor antídoto para o aborrecimento na hora do jantar. Quando a música está tocando ocorre o derramamento de suco gástrico. Isso atua como um dispositivo estimulante.

A comida é digerida adequadamente e passa do estômago para o duodeno através de um piloro totalmente aberto.

Ao escolher música para as refeições, evite os metais e o tímpano. Selecione algo que não seja pesado ou alto demais; evite grandes contrastes, pois ritmos contrários podem interferir com a digestão suave.

Escolha música alegre, que seja leve (especialmente flauta e harpa) sem um conteúdo emocional profundo ou intelectual.

Algumas sugestões para refeição/digestão:

  • Vivaldi- Concertos para alaúde. Concertos para aboé
  • Handel- Concertos para harpa. Sonatas para flauta
  • Grieg- A última primavera
  • Chopin- Concerto para piano nº1 (2º movimento)
  • Telemann- Música para as refeições.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, recomendo os livros “As energias curativas da Música” Hal A. Lingerman e “The Doctor Prescribes Music” Edward Podolsky

As músicas citadas acima podem ser encontradas no YouTube.

Saúde e paz com excelentes refeições e agradáveis músicas!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: gpointstudio / 123RF Imagens



Deixe seu comentário