4min. de leitura

Às vezes, as pessoas mais tóxicas são as que estão mais próximas a nós

É muito triste acreditar que alguém a quem oferecemos tanto amor, lealdade e confiança seja capaz de nos magoar.



Infelizmente, muitas vezes são as pessoas mais próximas a nós que nos causam as dores mais intensas que podemos sentir.

Nunca queremos acreditar que um familiar ou um amigo próximo possa agir com maldade em relação a nós, mas essa é uma situação muito comum. Todos nós, em algum momento da vida, já fomos enganados por alguém em que depositamos muita confiança.

Essas pessoas sempre se mostraram leais e preocupadas com a nossa felicidade e bem-estar, mas, no fundo, apenas queriam sabotar tudo aquilo de bom que chegasse em nosso caminho.

Quando passamos por essas situações, podemos ficar sem entender o motivo pelo qual desejam o nosso mal e podemos até encontrar razões que justifiquem o seu comportamento, como se tivéssemos feito alguma coisa para merecer essa maldade.


Por mais que seja difícil de compreender, o fato é que existem pessoas maldosas por natureza. Elas não precisam de um motivo claro para nos prejudicar, são motivadas por sua própria inveja e insegurança, querendo que todos tenham a mesma realidade de vida que elas.

Essas pessoas possuem muitos problemas consigo mesmas que as impedem de ter confiança de lutar por aquilo que desejam. Elas permitem que seus medos e dúvidas fiquem à frente de suas vidas e estão sempre estagnadas, sem conquistar nada de valor.

No entanto, ao invés de aprender com aqueles que vão bem, ao invés de procurarem a ajuda das pessoas ao seu redor, preferem planejar contra elas, porque não conseguem assistir a conquista de alguém sem serem consumidas pela inveja.


Por mais que doa admitir, essas pessoas podem estar mais perto do que pensamos. Elas podem ser aquela amiga que nunca a parabeniza e elogia por nada, aquela mãe que gostaria de ter a sua vida e, por isso, faz tudo o que está ao seu alcance para desmotivá-lo e sabotá-lo, aquele colega de trabalho que o prejudica para o chefe sempre que possível.

A maldade nem sempre está só nas vidas de outras pessoas, muitas vezes também está nas nossas e precisamos aprender a reconhecer os seus sinais.

Se existe qualquer pessoa em sua vida que o trata com arrogância, maldade e fere o seu emocional, afaste-se. Não permita que alguém o machuque constantemente apenas por que o ama. O amor só vale a pena quando é recíproco, coloque-se em primeiro lugar e elimine todas as companhias tóxicas.

Algumas das maiores dores que sofremos em nossas vidas são provocadas pelas pessoas que mais amamos, mas isso não pode nos impedir de fazer o que for necessário para preservar nossa saúde emocional e felicidade. O nosso amor-próprio deve ser maior do que a dependência do outro.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Irina Pusepp/123RF Imagens.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.