4min. de leitura

Às vezes é preciso cortar algumas pessoas da nossa vida

Os manipuladores estão por aí, à espera de alguém que aceite ser manipulado.


Para algumas pessoas, parece ser muito fácil responsabilizar outras pelos seus próprios erros. Não é incomum se deparar com pessoas assim, elas erram com você, não têm uma atitude legal e quando você reclama, simplesmente põe a culpa em você e fazem isso na maior sem nenhum pudor, até parece que foi você quem errou com elas e não o contrário.

Muitas vezes nos deparamos com essas pessoas em nossa própria família ou no trabalho, e por serem pessoas próximas, algumas vezes você pode se sentir tentado a deixar passar, só para não se indispor, mas isso é um erro.

Cada vez que isso acontece e você aceita uma culpa que não é sua, você dá força para que continuem agindo dessa forma perversa com você.

Quando você não aguentar mais e quiser cortar essa pessoa da sua vida, ela ainda fará com que você se sinta culpado, mostrará o quanto você é impaciente e grosseiro, pode chamá-lo de louco, mas jamais assumirá que foi ela quem lhe deu a tesoura para cortá-la da sua vida.


Não caia nessa armadilha! Cortar essas pessoas do nosso convívio é uma questão de sobrevivência. Já é muito pesado carregar os próprios erros, mas ter que carregar os erros dos outros é insuportável! Chega uma hora que ninguém aguenta e desaba.

Pague a conta somente dos seus pecados, não dos pecados alheios. Corte da sua vida todas as pessoas que, de alguma forma, tentam culpá-lo por tudo. Você não tem obrigação de carregar a culpa do mundo! Elas só fazem isso porque encontram pelo caminho pessoas que aceitam cair em suas armadilhas.

Muitas vezes essas pessoas se disfarçam de vítimas, de sofredoras incompreendidas, mas na verdade são verdadeiros mestres da manipulação.


Pessoas manipuladoras são mestres em colocar a culpa dos seus erros nas outras e sempre que acontece algo errado em suas vidas, elas já têm alguém para culpar.

Quando se deparar com alguém assim, na primeira tentativa de manipulação, corte logo, mostre que você aceita a responsabilidade, sim, mas somente por seus próprios erros.

Se essa pessoa ainda quiser ficar ao seu lado, terá que mudar a forma de tratá-lo e, dessa forma, você estará fazendo um bem enorme para ela.

Você estará fazendo também um bem enorme para você e para a humanidade, pois cada pessoa no mundo deve assumir os seus próprios erros, respeitar a si mesmo e saber impor limites.


Direitos autorais da imagem de capa: Alexander Krivitskiy/Unsplash.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.