publicidade

Asilo é coisa do passado: conheça a vila holandesa projetada para idosos com alzheimer!

Weesp é um município dos Países Baixos e abriga um asilo bastante incomum.



Na verdade, o nome asilo não cabe para o lugar que mais se parece com uma vila.

Hogeweyk é o nome da vila projetada especialmente para o cuidado de idosos com demência — especialmente demências degenerativas como o Alzheimer.

asilocoisadopassado


O lugar é realmente fantástico e já foi comparado com o filme O Show de Truman, porque por lá estão médicos, efermeiros e especialistas trabalhando para cuidar dos 152 residentes.

OS RESIDENTES DO HOGEWEYK PRECISAM DE MENOS MEDICAMENTOS

vila

Fonte: twistedsifter.com


Essa foi a primeira grande vantagem do lugar que me chamou atenção. Segundo o site Psychology Today, os residentes da vila são mais ativos que os residentes de asilos convencionais e também demandam menos remédios para controlar suas condições médicas.

vilaholandeza

Fonte: twistedsifter.com

A vila foi criada com 23 casas especialmente projetadas para pessoas da terceira idade que sofrem de demência. O que também é bastante interessante é que os trabalhadores dão o máximo de privacidade e autonomia para os moradores.

POR LÁ TEM SUPERMERCADO, RESTAURANTE, BAR E CINEMA.

vila holandesa22

Fonte: twistedsifter.com

Ruas, praças, parques e jardins foram todos desenvolvidos para que os idosos pudessem transitar livremente sem grandes problemas. E é isso que eles fazem.

Os médicos e enfermeiros são instruídos para fazer da experiência dos idosos o mais próximo da realidade possível. Embora as condições de demência possam exigir grandes cuidados, são os próprios moradores que fazem as compras no supermercado e ajudam no preparo da comida em casa.

vila5

Fonte: twistedsifter.com

Apenas os aspectos financeiros são deixados de lado por sua natureza mais complexa — não existe moeda no local e tudo está incluso no pacote que se paga para morar lá.

vila6


vila7


vila8

Fonte: twistedsifter.com

Os cuidadores vestem roupas normais em vez de roupas clínicas e se encaixam perfeitamente nos papéis de vizinhos e empregados do lar. Eles também não corrigem quando os residentes decidem falar sobre suas memórias, seu passado e história. Todos os funcionários do lugar estão lá apenas para dar apoio a situação delicada dos idosos.


vila09


vila10


vila11

Fonte: twistedsifter.com

Segundo The Atlantic:

“Os residentes são cuidados por 250 enfermeiros e especialistas em tempo integral e parcial, que vagueiam pela cidade e possuem uma infinidade de profissões na vila, como caixas de supermercado e atendentes.”

vila12


vila13


vila14

Fonte: twistedsifter.com

INICIATIVAS COMO ESSA NOS FAZEM ACREDITAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO. CONCORDA?

Se você gostou de conhecer o Hogeweyk, compartilhe com seus amigos. Talvez eles também gostem.

__________________

Publicado Originalmente em: AWEBIC

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.