4min. de leitura

Astrologia: um instrumento para o crescimento pessoal e desenvolvimento de potencialidades!

Os povos antigos, ao observarem que o sol e a lua cruzavam sempre as mesmas constelações dentro de uma faixa celeste e “cinco estrelas errantes”(os planetas) moviam-se no espaço delimitado no céu, deram início ao estudo da Astrologia, possivelmente há 5 mil anos atrás.


O desenvolvimento da agricultura desencadeou a constataçāo das diferentes estações do ano, das diferentes fases da Lua e as noções de dia e de mês e assim foi criado o calendário.

Para a Astrologia, existe uma relaçāo direta entre os ciclos, movimentos e posições dos corpos celestes e os acontecimentos na Terra. Sua longa história resultou em uma grande sabedoria filosófica e psicológica.

O processo de autoconhecimento é lento e complexo. Hábitos, tendências, virtudes, vícios, objetivos de vida resultam em ação e reação, criando o caminho de cada um, mas que pode ser mudado a partir da decisão de mudança desses padrões.

O despertar da consciência de cada indivíduo é um processo pessoal e a Astrologia pode ser uma ferramenta que auxilia nesse processo, apontando direções, áreas da vida em que esses processos de crescimento serāo mais ativados.


Carl Gustav Jung, co-fundador da psicanálise, juntamente com Freud, fez estudos sobre Astrologia e Sincronicidade que se tornou um dos seus trabalhos mais importantes.

A partir do cálculo do mapa astrológico, pode-se ver as potencialidades de cada indivíduo em áreas específicas da vida(12 casas astrológicas).

Os elementos em que os signos e os planetas estão, ÁGUA,TERRA,FOGO e AR indicam como determinada potencialidade se manifesta, como por exemplo quando o planeta Vênus, que representa a forma como expressamos o amor, está em um signo de fogo, existirá uma necessidade de vivenciar os sentimentos de uma maneira mais intensa e, consequentemente, o ideal de Marte,  que representa a energia oposta e complementar desta pessoa, deva estar em um signo compatível com o elemento Fogo, para que o amor possa ser vivido plenamente.

O movimento dos planetas em determinadas áreas, os trânsitos astrológicos, apontam o “timing”, o melhor momento para lidarmos com algumas questões específicas.


Muitas vezes decidimos fazer mudanças, por não conseguirmos mais lidar com determinadas situações, por exaustāo, por reaçāo a outra pessoa ou fato e nāo pela conscientizaçāo da necessidade da mudança que, muitas vezes, poderia evitar desgastes enormes.

É possível, através dos trânsitos astrológicos,  ver as áreas que poderāo ser causas de conflitos e lidar com elas, antes que cheguem a causar grandes transtornos.

Sendo assim, a Astrologia é mais um instrumento para o crescimento pessoal e desenvolvimento de potencialidades, auxiliando no desenvolvimento social, profissional, afetivo e espiritual, na busca de uma vida mais plena, equilibrada  e em harmonia com o TODO.

________

Direitos autorais da imagem de capa: andriano / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.