Atenção à primeira impressão!



A roupa que usamos diz muito sobre quem somos. Embora a maioria das pessoas não dê tanta importância, vestir-se é muito mais que simplesmente cobrir-se para se proteger do frio ou do calor.

A forma como nos vestimos é uma maneira de nos comunicarmos. Trata-se de uma comunicação visual ou não verbal.

A indumentária tem história. Uma história rica que identifica o que aconteceu em determinada época. E, chama muita atenção para a evolução das mulheres como donas de si mesmas, sua independência, sua luta para se libertar da submissão ao gênero masculino. Por isso, falar de moda, de roupas, não deve ser considerado vaidade, leviandade ou superficialidade. Falar de moda é enfatizar a arte do vestir, reviver uma época e merece atenção especial.

Estamos na era em que tudo “ou quase tudo” é permitido e, este feito foi conquistado às custas de muita coragem, rompimento de preconceitos, quebra de paradigmas… Em épocas em que a mulher não podia expor o que pensava e, as que tiveram coragem de fazer isso, sofreram muito e tornaram-se ícones sendo lembradas até hoje. Um exemplo é Coco Chanel que era a favor da liberdade feminina ao se vestir e criou as primeiras calças femininas.

O vestir é um diferencial que nos destaca para os inúmeros papéis que exercemos na vida: trabalho, vida pessoal, vida social, vida familiar. E, devemos nos vestir adequadamente levando em conta todos esses papéis. Por exemplo: você não irá de terno e gravata para um churrasco em família ou de vestido com pedrarias e brilho para o trabalho, não é verdade?

No Brasil, a imagem é um grande diferencial e você pode usá-la positivamente a seu favor, uma vez que a maioria dos profissionais brasileiros não se veste de forma adequada.

Se você está lutando para conseguir um cargo melhor na empresa em que trabalha ou procurando emprego, vale a pena parar para pensar na imagem que você está transmitindo. Se não estiver obtendo sucesso talvez sua imagem esteja distorcida e não está ajudando a revelar suas qualidades.

Saber mais sobre si mesmo, sobre o que você deseja transmitir tem a ver com autoconhecimento. Você se conhece realmente e se veste de acordo com seu estilo, tipo físico e ambiente que frequenta ou segue tendências, sem prestar atenção nisso, tornando-se uma vítima da moda?



Sabendo quem você é, terá a capacidade de fazer escolhas certeiras na hora de se vestir. Mas, além de tudo, o autoconhecimento elevará sua autoestima, sua segurança e você passará a se valorizar mais criando uma imagem positiva de si mesmo.

Leve em conta que autoconhecimento e imagem a ser transmitida caminham juntos. Quanto mais você se conhece, mais melhora sua imagem e, consequentemente, as pessoas com quem você se comunica saberão exatamente o que você deseja e quem você é.

Quer um cargo de líder e tem currículo para isso? Vista-se como líder. Embora você tenha as aptidões para liderar, você precisa também parecer apto a liderar.

Essa forma de comunicação é extremamente eficaz e abrirá portas que você nunca imaginou que poderiam ser abertas. Invista em si mesmo. Isso é autoconhecimento e amor-próprio.

__________

Direitos autorais da imagem de capa: korobkova / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.