Atividades manuais são um remédio contra depressão e ansiedade!

4min. de leitura

Em nossa sociedade consumista, nós nos aproximamos cada vez mais da tecnologia, que nos oferece tudo pronto, e nos afastamos das atividades manuais, que exigem criatividade e esforço.

Dessa maneira, vamos perdendo a capacidade de nos encantar com os pequenos detalhes da vida e de encontrar felicidade em nosso cotidiano.



O estilo de vida “conectado” pode promover um efeito oposto em nosso interior. Nós nos encantamos tanto com o que nos é oferecido pela mídia que acabamos por desvalorizar a conexão com nós mesmos. Como consequência, podemos desenvolver condições como depressão e ansiedade.

Como uma maneira de nos  incentivar a reestabelecer uma conexão significativa com nós mesmos, muitos terapeutas em todo o mundo recomendam tratamentos complementares à terapia convencional, especialmente atividades manuais, porque trabalham a criatividade.

Abaixo estão algumas das atividades recomendadas:

Cozinhar

Cozinhar, quando limpamos nossas mentes e tomamos tempo para apreciar todo o processo, é uma tarefa que nos ajuda a liberar o estresse, as preocupações e cobranças da vida. Os cheiros dos alimentos despertam nossos sentidos e nos relaxam, ajudando-nos a nos concentrar no agora. Cozinhar também incentiva a criatividade, porque nos permite combinar diferentes alimentos e criar sabores incríveis.



Jardinagem

A jardinagem também é uma atividade muito recomendada, porque nos conecta com a natureza, o que nos beneficia tanto física quanto espiritualmente. Quando estamos em uma área verde, nosso cérebro consegue relaxar mais, o que nos permite entrar em uma vibração de bem-estar e tranquilidade.


Costurar

A costura é uma combinação de movimentos repetitivos que nos “força” a nos concentrarmos na tarefa que estamos fazendo, mas que, ao mesmo tempo, permite ao cérebro um momento para relaxar, porque não nos exige muito no ponto de vista cognitivo.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Cardiff, que contou com mais de 3.540 pessoas de todo o mundo descobriu que aqueles que costuram como um hobby são pessoas mais relaxadas e menos estressadas.  Isso acontece porque quando realizamos uma atividade que realmente gostamos, a produção de dopamina, endorfinas e serotonina é alavancada em nossos cérebros.



Colorir

Essa atividade tão comum entre crianças pode ajudar a todos nós, porque além de contribuir para o relaxamento, também nos permite focar por um determinado tempo em uma imagem interesse, ao invés de em pensamentos negativos ou pressões externas e internas.

As universidades do Texas e Emory concluíram, através de pesquisas, que o ato pode ajudar as pessoas que sofrem de estresse pós-traumático, aliviando os sintomas da condição.

Para finalizar, é importante esclarecer que as atividades mencionadas acima não são uma solução definitiva para os momentos difíceis da vida; são uma maneira de nos conectarmos melhor com nós mesmos de maneiras simples, e assim ampliarmos nossa visão para buscarmos viver de uma maneira que valha a pena.

Muitas vezes, tudo o que precisamos fazer é parar por um tempo, refletir e nos alinharmos com nossa essência.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: alexraths / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 23/02/2018 às 9:11






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.