Notícias

Ator do “Sítio do Picapau Amarelo” morre em decorrência da covid-19, aos 76 anos

Capa Ator de Sitio do Pica pau Amarelo morre em decorrencia da COVID 19 aos 76 anos

João Acaiabe, o Tio Barnabé, não resistiu à doença. Faleceu em São Paulo.



O artista estava internado em um hospital na Mooca. Dia 15 de março, foi diagnosticado com o novo coronavírus, antes de ser vacinado.

Segundo informações da família ao G1, na capital paulista já havia começado a vacinação para a faixa etária de João, que chegou a comemorar a imunização das pessoas em suas redes sociais.

O quadro de saúde do ator foi piorando e ele precisou ser internado no Hospital Sancta Maggiore, no dia 21 de março. João já sofria de comorbidades, como insuficiência renal e estava na fila de espera para um transplante de rim desde o ano passado.


Na manhã de quarta-feira, João Acaiabe foi intubado e logo após duas paradas cardíacas, não resistiu e faleceu. O sepultamento será realizado em Campinas, cidade onde nasceu.

Uma de suas filhas, Thays Acaiabe, fez uma linda homenagem ao seu pai em suas redes sociais. Numa publicação do Facebook, ela descreve o pai como uma pessoa extremamente divertida e carinhosa. A foto foi do último Natal que passaram juntos.

2 Ator de Sitio do Pica pau Amarelo morre em decorrencia da COVID 19 aos 76 anos

Direitos autorais: reprodução Facebook/Thays Damazio Acaiabe.

Relatou que guardará no coração tudo o que viveram e a referência que ele é para a família. Concluiu desejando que os espíritos de luz o recebessem para que um dia pudessem se encontrar novamente, porque as almas gêmeas não se separam.


A perda desse ilustre ator repercutiu entre amigos, fãs e colegas. João iniciou sua carreira ainda na adolescência. Começou a trabalhar como locutor de rádio, estudou teatro na Escola de Arte Dramática de São Paulo e estrelou peças nos anos de 1970 e 80.

Atuou em quatro novelas da extinta TV Tupi e entre 1978 e 83, esteve na TV Cultura, onde se destacou na atração infantil “Bambalalão”, que contava histórias para as crianças participantes da plateia.

Na TV Bandeirantes, atuou em diversas novelas, chegando à Globo em 1985. Além de programas de rádio e televisão, João participou de 23 filmes, contracenando com Fernanda Montenegro em algumas produções.

De 2001 a 2006, deu vida ao personagem tio Barnabé, do “Sítio do Picapau Amarelo”. Entre 2013 e 2015, foi o Chefe Chico, na novela Chiquititas, do SBT.


3 Ator de Sitio do Pica pau Amarelo morre em decorrencia da COVID 19 aos 76 anos

Direitos autorais: reprodução Instagram/@joao_acaiabe_oficial.

Uma perda grande para a cultura brasileira. Infelizmente muitas vidas estão sendo levadas por conta do coronavírus. São tempos difíceis. O que nos resta são as boas memórias, para preencher o coração.

Comente abaixo e compartilhe este texto com seus amigos.


Cão cuida de amigo “da mesma raça”, que foi atropelado, até o socorro chegar. Não saiu de seu lado!

Artigo Anterior

“Lutou bravamente”: padre Fábio de Melo revelou que o momento de intubação de sua mãe foi desolador

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.