Notícias

Atriz Françoise Forton morre aos 64 anos no Rio

francoise forton morreu do que foto globo

Morreu neste domingo (16/1) a atriz Françoise Forton. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. Conhecida do público por atuar na TV em mais de 40 novelas, Françoise estava internada há quatro meses para tratar de um câncer. Esta era a segunda vez que ela lutava contra um tumor, já que tinha sido diagnosticada também em 1989, quando gravava a novela Tieta.

Fruto da união de um francês de uma brasileira, a atriz nasceu no Rio de Janeiro em 1957. A sua carreira começou oficialmente em 1969, em uma pequena participação na novela A Última Valsa. Ela, no entanto, ganhou notoriedade apenas em 1974, interpretando Estrada-de-Fogo em Fogo sobre Terra. Dois anos depois, em 1975, protagonizou Cuca Legal, ao lado de Francisco Cuoco, Yoná Magalhães e Suely Franco.

Depois de uma passagem pela Band, entre 1983 e 1987, ela retornou para a Globo em 1988, participando primeiramente de Bebê a Bordo e depois interpretando a calculista Helena, no grande sucesso Tieta.

Segundo a publicação, Françoise apresentou uma piora nas últimas horas e a equipe médica informou da gravidade do quadro para a família. Enquanto gravava “Tieta” (1989), aos 33 anos, a atriz também foi diagnosticada com um tumor…

A artista enfrentava um segundo câncer.

Sua mais recente postagem no Instagram foi em 4 de dezembro. Em outros posts, a artista lamentou a perda de colegas de profissão como Tarcísio Meira e Luís Gustavo.

Francoise Forton

Depois do término da novela Kubanacan, em 2003, Françoise assinou contrato com o SBT e teve papéis chave nas versões brasileiras dos folhetins mexicanos Seus Olhos e Os Ricos Também Choram. Em 2006, ela acertou a sua transferência para a Record, e fez sua estreia na emissora interpretando Manuela Gama em Cidadão Brasileiro. Anos depois, em 2013, a veterana voltou para a Globo, mas passou a ser contratada por obra — em sua terceira passagem pela líder de audiência, o seu último papel foi Emília Macedo, em Tempo de Amar, além de participação no Super Chef Celebridades de 2018.

O último trabalho de Françoise Forton na televisão brasileira foi na Record. Ela interpretou Emília Pinto Alvares, que também atendia pela alcunha de Olympia, na novela Amor Sem Igual — a veterana era dona do cabaré em que se desenrolou boa parte da história da protagonista do folhetim.

0 %