3min. de leitura

Autoperdão: tratando a si mesmo como seu melhor amigo

Sem autoperdão seu processo de melhoria vai parar. Se parar, sua vida para de melhorar, e você fica estagnado, deixando de experimentar níveis cada vez superiores de bem-estar. 

O que é o autoperdão e por que é tão importante no seu processo de avanço? Como isso pode mudar sua vida?


Vamos abordar este assunto aqui.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema: 

No processo de autoaprimoramento e autorrealização estamos constantemente tentando ser melhores. Há um esforço constante para superar as limitações e um olhar crítico para ver nossas falhas, para então poder superá-las e viver melhor.


Você já ouviu falar da nossa zona de conforto, não é? É aquele espaço mental de zero esforço. É confortável, como diz o nome. Quando sentimos atacados ou cansados, ou mesmo preguiçosos, naturalmente regredimos para nossa zona de conforto.

O lado ruim é que na zona de conforto não há progresso. Não existe esforço para melhorar. Ou seja, não tem como estarmos praticando o autoaprimoramento e a autorrealização e ficar na zona de conforto ao mesmo tempo.

Então, como viver fora da zona de conforto sem sofrer? Com autoperdão.


Autoperdão significa tratar a si mesmo como seu melhor amigo. Significa que você aceita suas falhas. Você vê os erros, vê que falhou e não fica com raiva, nem vergonha excessiva. Você se perdoa. Você pensa: “Da próxima vez, posso melhorar!”.

Em autoperdão você traz o foco para o processo, para a intenção, e não para a falha. Sem a intenção de melhorar, o autoperdão perde sentido. Vira comodismo. Mas com a intenção sincera de melhorar, com esta mentalidade, aí o autoperdão é essencial para manter o progresso.

Como alertado em outros artigos e vídeos, sem autoperdão, o processo se interrompe. Inconscientemente voltamos para nossa zona de conforto. É contraprodutivo ser duro demais consigo mesmo.

Veja aqui um vídeo explicando pesquisas científicas que comprovam isso:

O segredo, portanto, é o progresso constante com autoperdão. Sem autoperdão seu processo de melhoria vai parar. Se parar, sua vida para de melhorar, e você fica estagnado, deixando de experimentar níveis cada vez superiores de bem-estar.

Com autoperdão e paciência, continue sempre se melhorando.

Seu amigo,

Giridhari Das


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: loganban / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.