Notícias

Autora de Harry Potter perde seu status de bilionária por fazer enormes doações à caridade

jkrowling

O inigualável sucesso da série de livros Harry Potter transformou rapidamente a autora inglesa J.K. Rowling não só na mais bem paga escritora do mundo como em uma das mulheres mais ricas do Reino Unido e do mundo.



Com mais de 500 milhões de exemplares vendidos, parques temáticos e infinitos produtos à venda em todo mundo, o bruxinho inglês é um dos mais bem sucedidos personagens da história da literatura.

Recentemente, porém, Rowling deixou a lista de bilionários da Forbes – evidentemente que a “queda” da autora não se deu por qualquer fracasso comercial, mas sim por conta de seu trabalho filantrópico e de doações para caridade.

Desde que o primeiro livro de Harry Potter foi lançado e se confirmou como um grande sucesso, em 1997, que a autora passou a doar grandes quantias para causas como ajuda a pessoas com esclerose, direitos das crianças, dos animais e pela educação.


Rowling é conhecida por levar uma vida simples, e cálculos sugerem que suas doações já passaram dos 160 milhões de dólares – o equivalente a 665 milhões de reais, cerca de 16% de todo seu patrimônio líquido. Foram essas constantes doações que “rebaixaram” Rowling na lista da Forbes, mas a elevaram ao topo de qualquer lista efetivamente importante para a humanidade.

Além de ajudar instituições, a escritora investiu na construção de um centro de neurologia regenerativa na Escócia que é hoje referência mundial, e também fundou a Lumos, uma entidade que luta pela defesa dos direitos das crianças no mundo todo. “Tenho uma responsabilidade moral, de que quando lhe é dado muito mais do que [você] precisa, é preciso fazer coisas sábias e doar de forma inteligente”, afirmou Rowling em entrevista recente.

Saiba quais são os sete signos mais vingativos do zodíaco

Artigo Anterior

Casal descobre que está esperando por gêmeos duas semanas depois de adotar duas filhas

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.