Autorresponsabilidade – o caminho para o sucesso



A autorresponsabilidade, ou seja, a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade pelos resultados obtidos, é o que lhe proporcionará grandes conquistas.

Esse conceito, extremamente relevante, mas pouco aplicado por aqueles que ano após ano permanecem no mesmo lugar, é o que o colocará onde você deseja estar.

Se, de forma intencional, observar aos outros e a si mesmo, concluirá que temos uma tendência paralisadora de transferir ao outro a culpa pelos resultados de nossas ações. É realmente muito difícil assumir a responsabilidade pelos acontecimentos em nossa vida, sejam eles positivos ou negativos.

Frases como: “eu não sou intempestivo e nervoso, você quem me provoca!” ou “eu teria lhe dado mais atenção, se fosse uma boa esposa(o)” tipificam de forma clara os indivíduos que não aplicam a verdade da autorresponsabilidade.

O que lhe tornará um conquistador, e não apenas um espectador do sucesso alheio, é a forma como você encara seus resultados!

Afirmo a você que existem apenas duas formas de agir frente aos resultados pretendidos, mas não alcançados: assumir o que aconteceu, aprender e mudar, ou atribuir aos outros a responsabilidade pelos frutos colhidos.

Quando você vive de forma autorresponsável, traz para si o controle sobre os eventos da sua vida e então se torna o autor da sua história. Afinal, apenas você pode mudar os resultados obtidos através das suas ações.

Para encerrar este texto, quero deixar algumas perguntas relevantes para sua reflexão.

Quais desculpas você vai parar de dar a si mesmo? Se eu atribuísse apenas a mim os meus resultados, como eu estaria hoje nas diversas áreas da minha vida? E, por fim, após entender um pouco mais sobre a autorresponsabilidade, quando aplicarei esse conceito?



Sei que algumas pessoas, ao lerem este texto, tiveram pensamentos como: “você não sabe nada da minha vida”. “Se soubesse onde e como fui criado, não falaria isso”, entre outras coisas. Entendo que as mudanças, sejam elas em que área forem, não dependem única e exclusivamente da prática da autorresponsabilidade, mas com certeza ela é o primeiro passo para uma vida onde você será o protagonista. Por isso, eu o convido a realizar um pequeno teste, durante o período que desejar.

Assuma seus erros e insucessos, aprenda e, se necessário, mude. Após esse período, busque perceber se os resultados obtidos se diferem dos alcançados anteriormente.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF /Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.