ColunistasComportamentoReflexão

Autossabotagem psicológica: 3 palavrinhas que você jamais deve dizer a si mesmo!

autossabotagem

A ciência descobriu recentemente que as palavras que uma pessoa usa para se comunicar criam um repertório de comportamentos que a levam ao sucesso ou ao fracasso.



Parece simplista demais afirmar que falar em prosperidade gera prosperidade e falar em fracasso gera fracasso, entretanto essa é a verdade.

Não que, se você começar a pensar e falar positivo, as coisas boas acontecerão magicamente em sua vida sem esforço algum, mas enquanto você não mudar suas palavras, seu mundo vai continuar do mesmo jeito.

Existem algumas palavrinhas aparentemente inofensivas, mas que causam grande estrago no desempenho de qualquer pessoa que deseja ser bem sucedida em seus empreendimentos.


Nesse artigo, listo 3 palavras que você jamais deve dizer para si mesmo se quiser ter sucesso na vida.

#1 Tentar
01

A palavra tentar inspira tudo menos confiança! Quem tenta, fatidicamente não consegue.


Imagine um médico que perdeu um paciente na cirurgia, ele vai comunicar a triste noticia aos familiares da pessoa e diz “Nossa equipe tentou fazer o melhor, mas infelizmente o perdemos”.

Se ele tivesse conseguido salvar a vida do paciente, com certeza não começaria o comunicado dizendo “Nós tentamos”.

Você provavelmente conhece alguém que sempre que diz “vou tentar chegar no horário”, acaba chegando atrasado!

A palavra tentar pressupõe falha e se você tiver a intenção de realizar algo, deve risca-la do seu dicionário e substitui-la por palavras como conseguir, dar o melhor, esforçar e fazer o possível. Veja exemplos:


– “Vou me esforçar para chegar no horário” em vez de “vou tentar chegar no horário”

– “Vou acordar cedo para me exercitar” em vez de “vou tentar acordar cedo..”

– “Vou aprender inglês!” em vez de “vou tentar aprender inglês”.

– “Vou fazer o possível para entregar o trabalho na sexta” em vez de “vou tentar entregar o trabalho na sexta.”



#2 Fracasso

02
“Não existe fracasso. Existem apenas resultados.” Tony Robbins


O problema não é tropeçar, mas apegar-se a pedra, diz o pensador! Você já ouviu que sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo? Então! Não existem fracassos, só resultados e seus erros são apenas maneiras de não conseguir o resultado desejado, encare-os como aprendizado.

Conta-se que Thomas Edison, inventor (pelo menos se atribui a ele) da lâmpada elétrica fracassou 9.999 mil vezes antes de conseguir um resultado positivo, mas ao ser questionado sobre isso, ele respondeu não ter fracassado 9.999 mil vezes, mas ter descoberto 9.999 maneiras de não inventar a lâmpada elétrica!

As pessoas de sucesso não reconhecem o fracasso. Todos os resultados, até mesmo os indesejados, são encarados como lições.



#3 Culpa. 
03

Os vencedores também são humanos, portanto erram com as pessoas, às vezes falam ou fazem besteira e acabam magoando alguém ou prejudicando o andamento de um projeto, mas eles jamais assumem a culpa!

O que eles fazem então? Os vencedores assumem a responsabilidade que, ao contrário do sentimento de culpa, faz com que eles tomem uma atitude em relação ao problema para reparar o erro!


A culpa pressupõe apenas dor e sofrimento, diferente do verdadeiro arrependimento que gera um compromisso e responsabilidade para evitar cometer aquele erro novamente.

Então, risque a palavra culpa do seu dicionário, não perca tempo se penalizando. Siga em frente, assuma a responsabilidade!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos!

___________________


Fontes: Sbje  e EftBrasil

5 sinais de que sua alma está no comando da sua vida:

Artigo Anterior

Como se livrar de influências espirituais negativas?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.